0800- 7719701


Medalha de mérito Ayrton Senna é entregue a Fred Allan Smania em sessão solene



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (22) sessão solene para a entrega de medalha de mérito “Ayrton Senna” a Fred Allan Smania, pelos relevantes resultados obtidos em sua carreira no esporte. A homenagem foi motivada por decreto legislativo de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB). Participaram da solenidade o vereador autor, convidados, amigos e familiares do homenageado.

 

Durante o uso da palavra, o vereador autor da homenagem enalteceu a trajetória vitoriosa do preparador físico. “A medalha Ayrton Senna é a maior honraria dada por esta Casa no âmbito do esporte. Reconhecer o seu talento, o seu profissionalismo, o seu caráter, a sua história de sucesso trata-se de fazer justiça perante tudo o que você fez no esporte ao longo de sua vida”, disse Brochi.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Luiz da Rodaben, destacou o amor de Pedrinho pela cidade de Americana. “Você fez questão de ter a bandeira de Americana estampada em seu uniforme. É muito gratificante ter um jovem levando o nome da nossa cidade aos quatro cantos do país e também pelo mundo. Parabéns e que Deus o abençoe”, falou.

 

O homenageado usou a palavra para agradecer a concessão da medalha. “Estou muito emocionado, pois quando recebemos uma honraria como essa é como se passasse um filme da nossa vida na nossa cabeça. Agradeço a todos os amigos que vieram prestigiar e à Câmara, na pessoa do vereador Thiago Brochi, pela homenagem”, agradeceu Fred Smania.

 

Biografia – Fred Smania

 

Fred Allan Smania nasceu em 15 de março de 1951, em uma casa no bairro da Conserva. Filho de Armando Smania, que foi técnico de futebol e goleiro do Rio Branco, e de Elvira Marcondes Smania. Em 1975, formou-se em Educação Física, pela PUC Campinas.

 

Fred Smania já foi "mascote" do Vasco da Gama de Americana em um desfile comemorativo ao 7 de Setembro. Este talvez seja o primeiro grande registro do personagem na história do futebol. Seu pai, Armando, já era técnico do cruzmaltino no Campeonato da Liga Americanense de Futebol e no Amador do Estado e, por isso, ficou fácil para o ainda menino se envolver com o esporte. O Vasquinho foi o campeão do desfile de 7 de Setembro de 1957 e seu pai, Armando, carregou a taça.

 

Fred é um dos personagens de maior sucesso da história do futebol americanense. Figura carimbada do esporte, ele já foi de tudo: mascote, goleiro, atacante, preparador físico, técnico, homem forte do futebol do Palmeiras, braço direito de Jair Picerni e diretor. Atuou em clubes como Rio Branco, União Barbarense, Bragantino, Ponte Preta, Guarani, Fortaleza, São Caetano e Palmeiras.

 

Hoje, com 66 anos, Fred é personal trainer, mas vem ajudando o historiador Gabriel Pitor a fazer um grande trabalho de resgate ao Vasco da Gama de Americana, time que guarda com grande carinho.

 


Publicado em: 23 de outubro de 2019

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro