0800- 7719701


Medalhas de mérito “Princesa Tecelã” são entregues em sessão solene



A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (19) sessão solene para entrega de medalhas de mérito “Princesa Tecelã” à professora Solange Villalta e aos estudantes Iuri Felipe Mandello, Vitor Garcia Santos e Giulia Marcondes Demasi Araújo, da EMEF Paulo Freire, no bairro Parque Novo Mundo, pelo desempenho de destaque na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Orientados pela professora Solange, os alunos conquistaram medalhas de ouro (Iuri e Vitor) e prata (Giulia) na competição estudantil, que é a mais importante do país.
A homenagem foi motivada por projetos de decretos legislativos de autoria do vereador Celso Zoppi (PT). A solenidade aconteceu no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo. Participaram da solenidade o presidente Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), o vereador Celso Zoppi (PT), a funcionária da Secretaria Municipal de Educação Conceição Aparecida Ventura Mondin, representando o prefeito municipal Diego de Nadai (PSDB) e a diretora da EMEF Paulo Freire, Vangri Elvina Estevan Rossini, além de familiares dos homenageados e demais convidados.
Durante o uso da palavra, Zoppi enalteceu a dedicação da professora e o empenho dos alunos. “Foi com grande alegria que apresentei os projetos de decretos que motivaram essa sessão. Quando saiu a primeira matéria jornalística começamos trabalhar a ideia de que seria justa e merecida uma homenagem a esses alunos tão valorosos, que têm tido uma dedicação excepcional nos estudos”, disse o vereador autor da homenagem.
“Não é para qualquer pessoa um desempenho tão grande como esse, que honra não só a família, não só a escola, mas honra todos os americanenses, pois com certeza essas medalhas de ouro e prata elevam o nome de Americana no cenário nacional. A dedicação da professora Solange demonstra que essa premiação é resultado de um esforço conjunto, pois se não houvesse essa dedicação, bem como o empenho dos alunos, o sucesso não seria alcançado. Tenham a certeza que vocês servem de exemplo para outros alunos e para todos nós, como forma de perseguir um ideal”, concluiu Zoppi.
Sacilotto destacou a valorização do ensino público de Americana através da dedicação dos homenageados, e a importância da escola Paulo Freire como referência de ensino no município. “Essa é uma demonstração de que o aluno do ensino público pode galgar pontos bastante altos dentro das nossas universidades. Não necessitamos de cotas, e sim de alunos dedicados e bons educadores, como fez a professora Solange, se debruçando sobre seus alunos numa área difícil, que é a matemática, cuja dificuldade podemos ver sendo desmistificada quando temos bons ensinamentos e bons propósitos”, discursou presidente.
Ao utilizar a palavra em nome de todos os homenageados, a professora Solange se emocionou ao relembrar do esforço e dedicação dos seus alunos durante a olimpíada. “Essas medalhas é resultado de aproximadamente quatro anos de trabalho de um grupo de estudo, que só foi possível graças às famílias tão dedicadas e parceiras da nossa escola”, ressaltou.
“Gostaria de agradecer também à direção da escola, que permite e incentiva a realização do grupo de estudo para os alunos. Por isso, queremos dividir essa medalha com a direção, com o trio gestor, com os pais, e todos os amigos que estão na nossa escola ajudando e preparando nossos valorosos alunos”, disse.
Homenageados
Solange Villalta é professora de matemática há mais de 20 anos na rede municipal de ensino e leciona aulas de matemática para alunos nível II do 6º ao 9º ano na EMEF Paulo Freire, onde tem incentivado os alunos a participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática, uma competição de matemática aberta a todos os estudantes desde a quinta série até universitários. Fundada em 1979, é desde então organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A professora foi premiada na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática por destacar-se no trabalho ao ensino educacional. Solange não mediu esforços para que os alunos Iuri Felipe Mandello, Vitor Garcia Santos e Giulia Marcondes Araújo, conhecendo a matemática, descobrissem suas habilidades e ao participar da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática, conquistassem medalhas de ouro e prata.
A premiação aconteceu em junho, em ato com a presença da presidenta Dilma Rousseff. 3,2 mil alunos (500 de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze) e outros 30 mil foram contemplados com menção honrosa. Além deles, 131 professores foram premiados devido ao desempenho dos alunos. A olimpíada também reconheceu a atuação de 117 escolas e 60 secretarias de Educação. Mais de 18,5 milhões de estudantes de 44,6 mil escolas participaram da competição.
Melissa Baptista
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 22 de outubro de 2012

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro