0800- 7719701


Moções de aplausos são entregues pela Câmara em sessão solene



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na quinta-feira (08) sessão solene para a entrega de moções de aplausos à Casa de Mãe Benedita de Aruanda, à Tenda Espírita Pai João Congo e à Tenda de Umbanda Caboclo Rompe Mato em reconhecimento à contribuição religiosa, cultural e social para o município de Americana. A solenidade foi motivada por requerimento de autoria da vereadora Professora Juliana (PT), autora das moções.

 

Participaram da cerimônia a vereadora Professora Juliana, o vereador Renan de Angelo (Podemos), o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Roberto Mendes, e a representante da Ameriafro (Feira de Arte e Cultura Afrobrasileira de Americana), Cristiane da Silva Souza, além de representantes e convidados das casas homenageadas.

 

Durante o uso da palavra, a vereadora Professora Juliana destacou o trabalho social e espiritual desenvolvido pelas casas homenageadas. “Estou muito feliz com a presença de todos vocês aqui hoje, para reconhecermos o trabalho desses três terreiros de umbanda que são espaços de acolhimento e resistência. Essas casas atendem, juntas, um total de quatro mil pessoas por mês na nossa cidade, fazendo trabalho social, um trabalho de socorrer as pessoas que mais precisam, de solidariedade, união, e de expressão de uma cultura que historicamente no país tem sido colocada à margem”, disse.

 

“Vocês são pessoas que fazem o bem diariamente a muitas pessoas na nossa cidade. Vários de vocês já enfrentaram muito preconceito e ajudam as pessoas sem julgar, sem querer saber a religião delas. Parabenizo pela luta e resistência e hoje é um momento de festa em homenagem a tudo o que vocês fizeram ao longo desses anos”, falou o vereador Renan de Angelo.

 

Os homenageados com as moções de aplausos:

 

CASA DE MÃE BENEDITA DE ARUANDA

 

Fundada há 22 anos com o propósito de auxiliar, por meio da espiritualidade, aqueles que buscam amparo e orientação, a Casa de Mãe Benedita de Aruanda atua com seriedade e respeito à Doutrina Umbandista. Com 50 médiuns atuantes, a casa atende uma média de 450 pessoas ao mês. Acolhe seus frequentadores e sua comunidade, prestando também auxílio aos irmãos que enfrentam dificuldades, por meio de entrega de medicamentos, cestas básicas e outros tipos de suporte, sempre que necessário. Acima de tudo, a casa serve a Olorum (Deus), guiando-se pelos princípios da fé, da caridade e do amor ao próximo.

 

TENDA DE UMBANDA CABOCLO ROMPE MATO - PAI DONISETE DE OXÓSSI

 

Sob a liderança de seu fundados, Pai Donisete de Oxóssi, a casa completa 25 anos de existência, demonstrando sempre resiliência e firmeza na preservação de sua fé e missão espiritual. Ao longo de sua trajetória, tem contribuído significativamente para a valorização da cultura da Umbanda - religião genuinamente brasileira, que sintetiza influências das tradições africanas, indígenas e do espiritismo, formando um patrimônio espiritual e cultural único no país. Com 300 médiuns atuantes, a casa atende, em média, 3mil pessoas ao mês.

 

TENDA ESPÍRITA PAI JOÃO CONGO

 

Representando um verdadeiro exemplo de resistência e preservação cultural, a Tenda Espírita Pai João celebra 80 anos de existência, evidenciando a importância do combate à intolerância religiosa e da valorização da diversidade espiritual do Brasil. A casa se destaca pela harmonização entre inovação e tradição em suas práticas e rituais. Sua capacidade de adaptação às mudanças foi um fator fundamental para manter o terreiro em funcionamento ao longo de décadas. Atualmente, conta com 65 médiuns e atende aproximadamente 450 pessoas ao mês, que buscam auxílio espiritual e acolhimento.

 


Publicado em: 09 de maio de 2025

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro