0800- 7719701


Nathália Camargo pede adoção de medidas de incentivo à leitura



A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobreo funcionamento da Biblioteca Municipal e questiona sobre a adoção de medidas de incentivo à leitura.

 

No documento, a parlamentar destaca que, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo, a biblioteca suspendeu a visitação, leitura, pesquisa e atividades culturais no local, mas mantém ativo o empréstimo de livros com reserva prévia por telefone e agendamento para retirada.

 

Contudo, segundo a vereadora, usuários têm relatado dificuldades na retirada de livros e periódicos por razões como horário de funcionamento restrito, problemas de deslocamento pela falta de transporte e de estacionamento e falta de acesso à internet para consulta do catálogo online.

 

“É inquestionável o papel fundamental da leitura na vida do ser humano e é importante que o município incentive e procure maneiras que facilitem o acesso das pessoas ao empréstimo de livros. Um modo prático seria criar um mecanismo de entrega e retirada, no qual o cidadão possa solicitar o livro via telefone, recebendo-o em sua casa, numa espécie de ‘delivery’”, comenta Nathália.

 

No requerimento, a parlamentar pergunta se há previsão para reabertura da biblioteca municipal no horário regular e se houve diferença na quantidade de empréstimos de obras durante o horário reduzido. Também questiona se existe algum projeto em andamento para incentivo à leitura e se é possível implantar um mecanismo de entrega e busca de livros.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quinta-feira (12).


Publicado em: 10 de agosto de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro