Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram, durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (25) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, nove proposituras entre projetos de lei, de resolução e de decreto legislativo. Três foram rejeitadas e outras quatro adiadas a pedido dos parlamentares, e voltam a discussão e votação nas próximas semanas. Foram aprovados ainda 23 requerimentos e 70 moções, além de 64 indicações apresentadas e que serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Contas de 2008
Foi aprovado por treze votos favoráveis o projeto de Decreto Legislativo nº 53/2011, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, que aprova as contas da Prefeitura Municipal de Americana referentes ao exercício financeiro de 2008.
Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo
Foi aprovado por unanimidade o projeto de Resolução nº 3/2011, de autoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), que cria a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOP Americana) na Câmara Municipal de Americana.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é estimular o desenvolvimento de cooperativas de trabalho como alternativas ao sistema de produção atual. “A competitividade, o desenvolvimento tecnológico, a racionalização das atividades humanas e a globalização vêm determinando a urgente revisão dos conceitos produtivos, tecnológicos, comerciais e gerenciais, tornando imprescindível encontrar caminhos que diminuam as desigualdades e a exclusão social”, afirma Kim na justificativa.
Segundo estipulado na propositura, a Frencoop será composta pelos vereadores interessados, terá reuniões abertas à população e desenvolverá suas ações através de atuações conjuntas com o Sistema Cooperativismo - OCESP - Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo e SESCOOP/SP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, e em consonância com a FRENCOOP/SP instalada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Alterações à Lei de aproveitamento do solo
Foi aprovado por nove votos favoráveis e quatro contrários o projeto de Lei nº 167/2010, de autoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge - Kim, que altera a Lei Municipal nº 4.676/2008, que dispõe sobre o parcelamento, a unificação, a modificação e o aproveitamento do solo para fins urbanos no território do município.
Convênio com o DER
Foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei nº 139/2011, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a celebração de convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), para reconstrução de ponte na Estrada Ivo Macris, que liga Americana a Paulínia.
Proibição do fumo em pontos de ônibus e táxis
Foi aprovado com nove votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, em redação final, o projeto de Lei nº 81/2011, de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB), que dispõe sobre a proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado do tabaco, em pontos de embarque e terminais de transporte coletivo urbano, metropolitano e rodoviário e em pontos de táxi do município de Americana.
Comunidade Católica Recanto de Belém
Foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei nº 104/2011, de autoria do vereador Odair Dias (PV), que declara de Utilidade Pública a “Comunidade Católica Recanto de Belém”.
Bom Samaritano
Foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei nº 122/2011, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Entidade “Assistência Social O Bom Samaritano”.
Convênio com a Irmandade de Misericórdia
Foi aprovado por unanimidade, com emenda do vereador Celso Zoppi, o projeto de Lei nº 88/2011, de autoria do vereador Oswaldo Nogueira, que autoriza o Poder Executivo a formalizar convênio com a Irmandade de Misericórdia de Americana para fechamento parcial da Praça Francisco Matarazzo, em frente ao Hospital São Francisco.
Macrodrenagem
O projeto de Lei nº 121/2011, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar destinado para o plano de macrodrenagem do município, foi aprovado por nove votos favoráveis.
Rejeitados
O projeto de Lei nº 222/2010, de autoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim, que alterava a Lei nº 4.676/2008 que dispõe sobre o parcelamento, a unificação, a modificação e o aproveitamento do solo para fins urbanos no território do município, foi rejeitado por falta de quorum com sete votos favoráveis e seis contrários.
O projeto de Lei nº 54/2011, de autoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim, que dispunha sobre isenção da taxa de coleta de lixo aos proprietários e/ou compromissários de imóveis que aderirem ao sistema de coleta seletiva do lixo no município de Americana, foi rejeitado por falta de quorum com seis votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.
Foi rejeitado com sete votos contrários o projeto de Lei nº 87/2011, de autoria do vereador Adelino Leal, que revoga a Lei n° 4.810/2009, que dispõe sobre a desafetação da área que especifica e autoriza o Poder Executivo a cedê-la à Empresa Neotextil Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda., mediante celebração de contrato de concessão de uso.
Adiados
Recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, o projeto de Lei nº 66/2011, de sua autoria, que autoriza o Poder Público Municipal a conceder revisão e redução no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) aos proprietários e/ou compromissários de imóveis que tiveram anotado em seu cadastro a existência de pavimentação asfáltica no ano de 2010.
O projeto de Lei nº 118/2011, de autoria do vereador Marco Antonio Alves Jorge – Kim, que propõe a criação do programa “Bolsa Moradia Digna” no município, foi adiado por quinze dias a pedido do vereador autor.
Recebeu o primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Capitão Crivelari, o projeto de Lei nº 113/2011, de autoria da Comissão de Educação, Saúde, Promoção Social, Cultura, Esporte e Turismo, que dispõe sobre a afixação da nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB em todas as unidades escolares da rede municipal.
Também recebeu o primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Paulo Chocolate, o projeto de Lei nº 116/2011, de autoria do vereador Thiago Brochi, que autoriza o Poder Executivo a oferecer treinamento em primeiros socorros aos professores e funcionários da rede municipal de ensino de Americana.
Assessoria de Comunicação
Publicado em: 26 de agosto de 2011
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
05 de novembro de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana solicitando informações detalhadas ao...
04 de novembro de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram onze projetos de lei, 41 requerimentos e 51 moções durante a sessão or...
04 de novembro de 2025
A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (05) sessão solene para a entrega do prêmio Destaques Culturais do A...
04 de novembro de 2025
A vereadora Jacira Chávare (Republicanos) acompanhou na segunda-feira (3), no gabinete do prefeito Chico Sardelli, a sanç...
04 de novembro de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando in...
04 de novembro de 2025
O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo estudo téc...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.12 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site