Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram nove projetos durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (2) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Três proposituras foram adiadas a pedido dos parlamentares, voltando a ser discutidas e votadas nas próximas semanas.
Instalação de fossas sépticas biodigestoras
Foi aprovado por unanimidade com emendas, em primeira discussão, o projeto de Lei nº 65/2018, de autoria da Comissão Especial de Estudos e Acompanhamento para a despoluição da Represa de Salto Grande, que dispõe sobre a instalação de fossas sépticas biodigestoras. De acordo com os parlamentares membros da comissão, a instalação desse tipo de fossa apresenta diversos benefícios em comparação com as fossas tradicionais, como economia e redução do risco de contaminação do solo.
“A instalação de equipamentos para tratamento primário de esgoto em propriedades no entorno da Represa de Salto Grande, e nas demais regiões que não contam com rede de esgoto ou com redes danificadas, é fundamental para frear o despejo de esgoto in natura e outros poluentes nos corpos d’água do município”, argumentam na justificativa.
Prorrogação de prazo de comissão
Foi aprovado por unanimidade em discussão única o projeto de Decreto Legislativo n.º 35/2018, de autoria da Comissão Especial de Estudos sobre os empreendimentos habitacionais beneficiados pelos projetos habitacionais populares vinculados ao Programa Minha Casa, Minha Vida, que prorroga por 180 dias o prazo para término dos trabalhos e apresentação do relatório conclusivo da comissão.
Alteração de lei
O projeto de lei nº 97/2018, de autoria do vereador Luiz da Rodaben (PP), que altera a lei municipal nº 4.562/2007, foi aprovado com dezessete votos favoráveis e uma ausência em primeira discussão, após ter sido incluído na pauta da Ordem do Dia em regime de urgência.
Bolsa Eletrônica de Compras
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 69/2018, de autoria da Mesa Diretora, que autoriza a prefeitura e a Câmara a firmarem convênio com o governo do estado para a utilização da Bolsa Eletrônica de Compras do Estado (BEC/SP) para a aquisição de bens, materiais e serviços em procedimentos de dispensa de licitação e de licitação na modalidade pregão.
A Bolsa é uma plataforma eletrônica para a negociação e registro de preços dos bens, materiais e serviços adquiridos pela administração pública, direta e indireta. Dados da Secretaria Estadual da Fazenda apontam que os órgãos públicos que utilizam a BEC alcançam uma economia de até 20% nos processos licitatórios.
Obrigatoriedade do uso de lâmpadas de LED
O projeto de Lei nº 55/2018, de autoria do vereador Pedro Peol (PV), que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas ou luminárias de LED (Diodo Emissor de Luz) no município, foi aprovado em segunda discussão com quatorze votos favoráveis, dois contrários, uma abstenção e uma ausência.
Pagamento de precatórios
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 79/2018, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a assinatura de termo de compromisso com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, visando o pagamento da insuficiência referente aos depósitos mensais para pagamento de precatórios realizados no exercício de 2017.
Roteiro Gastronômico de Americana
O projeto de Lei nº 49/2018, de autoria do vereador Odir Demarchi (PR), que institui no calendário oficial de eventos do município o “Roteiro Gastronômico de Americana”, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
Parceria com a Confederação Brasileira de Badminton
O projeto de Lei nº 81/2018, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a celebrar termo de parceria com a Confederação Brasileira de Badminton, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
Prorrogação de prazo para implantação de empreendimento industrial
O projeto de Lei nº 67/2018, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a prorrogação do prazo concedido para a implantação de empreendimento industrial beneficiado pelo PROMAIE, conforme especifica, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
Adiados
O substitutivo ao projeto de Lei nº 166/2017, de autoria do vereador Odir Demarchi, que autoriza o Poder Executivo a criar a “Mostra de Música Canta Americana”, foi adiado por noventa dias a pedido do vereador autor.
O projeto de Lei nº 38/2018, de autoria do vereador Rafael Macris (PSDB), que estabelece mecanismos de seguro para garantir o interesse público nos processos de licitação e a correta aplicação dos recursos públicos, foi adiado por sssenta dias a pedido do vereador autor.
O projeto de Lei n.º 59/2018, de autoria do vereador Léo da Padaria (PC do B), que autoriza a recarga dos cartões bilhete único em diversos comércios em Americana, foi adiado por noventa dias a pedido do vereador Welington Rezende.
Publicado em: 09 de agosto de 2018
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
27 de novembro de 2024
O vereador Marcos Caetano (PL) reuniu-se na sexta-feira (22) com o novo diretor geral do Centro de Detenção Provisória de Am...
27 de novembro de 2024
A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (27), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a 13ª reunião do Fór...
27 de novembro de 2024
O vereador Vagner Malheiros (NOVO) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo a ob...
27 de novembro de 2024
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informaç...
27 de novembro de 2024
O vereador Thiago Martins (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informa...
26 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram dois projetos durante a sessão ordinária realizada nesta terça-f...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.5 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site