0800- 7719701


Odair Dias discute parceria com instituto alemão para recuperação da Represa Salto Grande



 

O vereador Odair Dias (PV) se reuniu nesta sexta-feira (2) com o prefeito de Americana Omar Najar (PMDB), o secretário municipal de Meio Ambiente Eraldo Camargo, o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente Carlos César Zappia e o engenheiro do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia IGB Dr. Werner Sternad para discutir a possibilidade de uma parceria para a recuperação da Represa do Salto Grande.

 

Durante a reunião, Odair destacou que o instituto possui conhecimento e experiência no setor de recuperação de áreas. “Americana já teve uma parceria com o instituto, mas que não teve sequência. Estamos agora fazendo essa reaproximação, pois há um interesse do instituto em atuar na represa de uma maneira objetiva e todo o interesse do município em recuperar esse que é um dos maiores bens naturais que Americana possui”, avaliou o parlamentar.

 

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente Carlos César Zappia lembrou que o instituto desenvolveu por cerca de cinco anos um trabalho na Estação de Tratamento de Esgoto de Carioba, na produção de combustível através do lodo gerado na estação, mas a parceria acabou sendo interrompida em 2009. “Na época, teríamos condições de produzir o equivalente a mais de dois mil litros de combustível por dia, transformando Americana em uma das cidades pioneiras nas Américas com tal tecnologia, mas perdemos essa oportunidade”, lamentou.

 

O prefeito de Americana Omar Najar agradeceu a visita da comitiva alemã e se colocou à disposição para retomar a parceria. “Temos muito interesse. Vamos colocar nosso corpo jurídico em contato e basta fazer a minuta para assinarmos darmos início aos trabalhos”, disse.

 

O engenheiro do instituto alemão, Dr. Werner Sternad, destacou que este é o início de um projeto e que a recuperação da represa demanda um trabalho de vários anos. “A represa chegou à situação atual após um processo de várias décadas, e o estado é crítico. A ação necessária é grande e deve envolver não só o instituto e a cidade de Americana, mas também as cidades a montante, que despejam o esgoto nos rios que formam a represa. É um trabalho de longo prazo cujo primeiro passo está sendo dado hoje”, afirmou.

 

Instituto

 

O Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia IGB é uma sociedade sem fins lucrativos fundada na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de fomentar a pesquisa aplicada. O instituto desenvolve e otimiza processos e produtos para as áreas de negócios da medicina, farmácia, química, ambiental e energética. Mais informações na página em português do Fraunhofer:

http://www.brazil.fraunhofer.com/pt/fraunhofer_institutes/fraunhofer_igb.html

 

 


Publicado em: 02 de dezembro de 2016

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro