0800- 7719701


Odair Dias e Leal discutem salvaguarda para indústria têxtil com Abit e Sinditec



Os vereadores Odair Dias (PV) e Adelino Leal (PT), respectivamente presidente e membro da Comissão Especial de Acompanhamento das ações em defesa dos setores têxtil e de confecções, participaram na terça-feira (31) de reunião com o diretor superintendente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Fernando Pimentel, e com representantes do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara D’oeste e Sumaré), para discutir o pedido de salvaguarda que será apresentada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A reunião aconteceu na sede da Abit, em São Paulo.
A Abit tem reunido informações sobre os danos que as importações têm causado às indústrias e está elaborando um pedido formal de salvaguarda – instrumento de proteção comercial – a todo o segmento de vestuário.
Os vereadores, juntamente com representantes do Sinditec, cobraram providências da Abit para que adote as mesmas medidas e realize os mesmos estudos visando encaminhar com urgência um pedido de salvaguarda que possa proteger as indústrias de tecelagens, possibilitando aumentar a proteção às empresas que estejam sofrendo prejuízo grave decorrente do aumento das importações.
“Precisamos cobrar providências da Abit pois o setor têxtil representa 25% da arrecadação do nosso município. Segundo estudos, se o quadro não for revertido em seis meses, a maioria das indústrias estará fechando as portas, causando desemprego e queda na arrecadação”, disse Odair Dias.
“O encontro foi muito importante, sendo que Abit enviará um questionário de salvaguarda nacional aos interessados da indústria têxtil, que perdeu receita e produtividade pela concorrência desleal de produtos finalizados, ou seja, roupas prontas, vindos da China. Este é um movimento importante para barrar essas importações, que têm consequências muito ruins para a indústria têxtil de Americana e região, especialmente no que diz respeito à geração de emprego”, avaliou Leal.
Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 01 de fevereiro de 2012

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro