Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram oito projetos de lei durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (1) no Plenário Dr. Antônio Lobo. Quatro proposituras foram adiadas a pedido dos parlamentares e voltam à discussão e votação nas próximas semanas e outros dois projetos foram retirados de tramitação.
Represa de Salto Grande
Foi aprovado por dezessete votos favoráveis e um contrário o projeto de Lei nº 174/2017, de autoria da Comissão Especial de Estudos e Acompanhamento para despoluição da Represa de Salto Grande, que altera a Lei nº 3.812/2003, que dispõe sobre a proibição de queimadas no município, estabelece penalidades e dá outras providências.
Comissão
Foi aprovado por unanimidade em discussão única o projeto de Decreto Legislativo nº 4/2018, de autoria da Mesa Diretora, que constitui comissão especial de estudos sobre os empreendimentos habitacionais beneficiados pela Lei 5.000/2010, que dispõe sobre o Plano de Incentivos a Projetos Habitacionais Populares, vinculado ao Programa Minha Casa, Minha Vida.
Veterinário solidário
O projeto de Lei nº 153/2017, de autoria do vereador Guilherme Tiosso, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Veterinário Solidário, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão.
Repasse integral de valores ressarcidos ao SUS
O projeto de Lei nº 142/2017, de autoria do vereador Rafael Macris, que autoriza o município a buscar o repasse integral dos valores ressarcidos ao Sistema Único de Saúde – SUS, pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde, nos casos de atendimento aos beneficiários nas unidades municipais de saúde, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
Cartão Receita
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de Lei nº 144/2017, de autoria do vereador Vagner Malheiros, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Cartão Receita, destinado à renovação automática das receitas de doenças crônicas previamente diagnosticadas aos usuários dos hospitais, prontos-socorros, prontos atendimentos e unidades de saúde do município.
De acordo com o autor, o Cartão Receita será um instrumento facilitador aos pacientes com diagnóstico crônico que mensalmente necessitam agendar consulta médica para renovarem suas receitas.
“Atualmente, sabemos da dificuldade em que o cidadão tem em agendar uma consulta nas unidades de saúde da cidade, prejudicando o acesso ao medicamento, justamente pela falta da renovação da receita”, apontou Malheiros.
Depressão na Infância e na Adolescência
O projeto de Lei nº 164/2017, de autoria da vereadora Maria Giovana, que institui a Campanha de Conscientização sobre Depressão na Infância e na Adolescência, no município, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
Disque Denúncia
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de Lei nº 167/2017, de autoria da vereadora Maria Giovana, que dispõe sobre a divulgação do serviço Disque Denúncia da violência contra a mulher.
Denominações
O projeto de Lei nº 171/2017, de autoria do Poder Executivo, que denomina “Praça Monte Castelo” a área pública localizada no Recanto Vista Alegre foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
Retirados
O projeto de Lei nº 173/2017, de autoria do vereador Dr. Alfredo Ondas, que institui o Programa Municipal de Segurança Comunitária denominado “Projeto Vizinhança Solidária”, foi retirado a pedido do vereador autor.
O projeto de Lei nº 175/2017, de autoria do vereador Vagner Malheiros, que dispõe sobre a criação do “Passe Livre Desempregado”, a ser utilizado no serviço público de transporte coletivo urbano, foi retirado a pedido da presidência.
Adiados
O projeto de Lei nº 146/2017, de autoria do vereador Vagner Malheiros, que institui a Política Municipal ‘Infância sem Pornografia’, conexa a diretrizes para a prestação do serviço público consentido à proteção de crianças, adolescentes e tutores legais, foi adiado por quinze dias a pedido do vereador autor.
O projeto de Lei nº 151/2017, de autoria do vereador Marschelo Meche, que institui a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Motociclistas, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Pedro Peol.
O projeto de Lei nº 160/2017, de autoria do vereador Léo da Padaria, que inclui no calendário oficial do município o mês “Novembro Azul”, dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata, foi adiado por sete dias a pedido do vereador Pedro Peol.
O projeto de Lei nº 177/2017, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o enquadramento de imóvel em código da tabela de valores venais de terrenos, aprovada pela Lei n° 5.976/2016, foi adiado por catorze dias a pedido do vereador Thiago Martins.
Publicado em: 01 de fevereiro de 2018
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
08 de outubro de 2025
O vereador Marcos Caetano (PL) se reuniu na segunda-feira (4) com o deputado federal Paulo Freire (PL-SP) para solicitar rec...
08 de outubro de 2025
O vereador Lucas Leoncine (PSD) acompanhou na quarta-feira (7) a execução de serviços de revitalização da sinalização horizo...
08 de outubro de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) visitou na quarta-feira (1) o Parque Ecológico de Americana com o secretário de Meio Amb...
08 de outubro de 2025
Cerca de cinquenta alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Milton Santos, do bai...
08 de outubro de 2025
O vereador Pastor Miguel (PRD) reuniu-se na terça-feira (7) com o deputado estadual Carlos Cézar (PL) para solicitar a desti...
08 de outubro de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo que ao Po...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.12 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site