Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram oito projetos de lei durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (16) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Quatro proposituras foram adiadas a pedido dos parlamentares e voltarão a discussão e votação nas próximas semanas.
Vereadores e funcionários da Câmara vestiram amarelo na sessão desta quinta-feira em apoio à campanha Setembro Amarelo de combate e prevenção ao suicídio. Durante todo o mês de setembro, o legislativo tem lembrado da importância da prevenção e da necessidade de atenção aos sinais que podem indicar a predisposição ao suicídio, como depressão e transtornos bipolares. Para mais informações sobre a campanha, acesse: www.setembroamarelo.com
Confira a relação de projetos votados na sessão desta quinta:
Contratação de empréstimo para investimento em infraestrutura do DAE
O projeto de lei nº 122/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a contratação de operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, foi aprovado em primeira discussão com dezesseis votos favoráveis e três contrários, após ter sido incluído na pauta da Ordem do Dia em regime de urgência.
O projeto autoriza o Executivo a contratar empréstimo de R$ 25 milhões para investimento em obras de infraestrutura do Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE). Dentre as obras previstas estão a adequação da elevatória de esgoto do Balneário Santo Grande e execução de nova linha de recalque, substituição de redes e ramais de água existentes nos bairros São Vito e Jardim São Paulo e recapeamento asfáltico de diversas ruas do município.
Alíquota de contribuição do Ameriprev
Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 86/2021, de autoria do Poder Executivo, que fixa as alíquotas de contribuições previdenciárias a serem aplicadas pelo município, compreendendo a administração direta, indireta, fundacional pública e a Câmara Municipal, para recolhimento das contribuições devidas ao Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Americana - AMERIPREV, destinadas ao custeio do Regime Próprio de Previdência Social - RPPS do Município de Americana.
Semana Educativa da Pipa
Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 89/2021, de autoria do vereador Juninho Dias (MDB), que institui a Semana Educativa da Pipa no município, com o objetivo de conscientizar estudantes de escolas públicas e privadas sobre a importância da correta utilização do popular brinquedo.
No projeto, o parlamentar destaca que a Semana Educativa deve reunir informações e orientações a respeito do modo de utilização das pipas, além de fotos e palestras com representantes do Corpo de Bombeiros e outros profissionais, reforçando situações consideradas de má utilização, como no caso do uso da linha cortante.
A proposta é que o período seja dedicado ainda a informar sobre o lado lúdico da pipa, apontando a utilização correta e montando uma oficina do brinquedo, com a possibilidade de concursos e revoadas.
Dia do Atirador Desportivo
Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 111/2021, de autoria do vereador Marschelo Meche (PSL), que institui o Dia do Atirador Desportivo no calendário oficial de eventos do município de Americana.
Denominações
Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 103/2021, de autoria do vereador Thiago Martins (PV), que denomina “Décio Rosolen Filho” a Rua 6, localizada no Parque Industrial Jair Faraone Zanaga 3.
O projeto de lei nº 102/2021, de autoria do vereador Leco Soares (Podemos), que denomina José Ruy Piscioneri (Ruy Car) a praça pública localizada na Rua Antônio Zacarias, bairro Jardim Brasil, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.
Projeto Pomarização Urbana
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 107/2021, de autoria do vereador Léo da Padaria (PV), que autoriza o Poder Executivo a instituir no município de Americana o ‘Projeto Pomarização Urbana’, que consiste no plantio de árvores de espécies frutíferas nativas em áreas públicas, como praças e parques, pela prefeitura e pela iniciativa privada.
O projeto regulamenta ainda o plantio em áreas livres e permanentemente permeáveis das escolas da rede municipal de ensino, assim como nas demais áreas verdes da cidade, seguindo critérios do Poder Executivo. No caso das escolas, o plantio poderá contar com a participação dos alunos, com o objetivo de despertar o interesse para a valorização e os cuidados com os recursos naturais.
Humanização no atendimento da saúde
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 109/2021, de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), que dispõe sobre a humanização do atendimento na área da saúde pública municipal.
O projeto estipula que a administração municipal deverá disponibilizar e implementar treinamentos, informações, cursos, palestras e painéis de complementação à formação profissional aos funcionários, enfatizando a necessidade da humanização no atendimento e acolhimento. A regra deve ser aplicada a servidores, colaboradores, terceirizados ou qualquer outro agente ou profissional da saúde pública que tenha contato direto com pacientes, usuários ou familiares.
Adiamentos
O projeto de decreto legislativo nº 5/2021, de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), que concede título de cidadão americanense ao senhor Tercio Adriano da Silva, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador autor.
O projeto de lei nº 83/2021, de autoria do vereador Dr. Daniel (PDT), que estabelece a obrigatoriedade da publicação das escalas de atendimento dos médicos pertencentes ao quadro de servidores públicos da municipalidade, de suas autarquias e fundações, ou por eles contratados.
Recebeu segundo pedido de vista formulado pelo vereador Thiago Brochi (PSDB) o projeto de lei nº 108/2021, de autoria do Poder Executivo, que estabelece condições especiais para o cumprimento, no exercício de 2021, das exigências contidas na Lei nº 6.258/2018, que dispõe sobre o Programa de Hortas Comunitárias.
Recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Thiago Brochi o projeto de lei nº 112/2021, de autoria do vereador Ricardo Tite, que dispõe sobre o Programa Municipal de Inserção Social do Idoso.
Publicado em: 16 de setembro de 2021
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
08 de outubro de 2025
O vereador Marcos Caetano (PL) se reuniu na segunda-feira (4) com o deputado federal Paulo Freire (PL-SP) para solicitar rec...
08 de outubro de 2025
O vereador Lucas Leoncine (PSD) acompanhou na quarta-feira (7) a execução de serviços de revitalização da sinalização horizo...
08 de outubro de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) visitou na quarta-feira (1) o Parque Ecológico de Americana com o secretário de Meio Amb...
08 de outubro de 2025
Cerca de cinquenta alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Milton Santos, do bai...
08 de outubro de 2025
O vereador Pastor Miguel (PRD) reuniu-se na terça-feira (7) com o deputado estadual Carlos Cézar (PL) para solicitar a desti...
08 de outubro de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo que ao Po...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.12 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site