0800- 7719701


Padre Sergio questiona contratação de empresa para prestação de serviços de assistência hospitalar pela Fusame



Padre Sergio questiona contratação de empresa para prestação de serviços de assistência hospitalar pela Fusame

 

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em pede informações ao Poder Executivo sobre a contratação de empresa para prestação de serviços complementares de assistência hospitalar pela Fusame.

 

No documento, o parlamentar lembra a situação atual de falta de profissionais de enfermagem no hospital municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, com a ausência de concursos públicos, demissão de profissionais em estágio probatório e realização de horas extras pelos funcionários para atender à demanda.

 

Diante desta realidade, Padre Sergio pede informações sobre a abertura de edital pela Fusame, em 2018, para contratação de empresa para prestação de serviços complementares de assistência hospitalar. De acordo com o vereador, a licitação pode configurar terceirização indevida ou ainda uma forma de evitar a realização de concurso público.

 

“Parece-nos um intento de legalizar um ‘contrato’ que, segundo servidores do hospital, já está sendo praticado, não para serviços complementares, mas para contratação simples de profissionais de enfermagem. A pretensão de contratar via pregão os serviços de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pode configurar indevida terceirização ou delegação de atividade fim”, aponta.

 

Segundo o parlamentar, se confirmada a informação, a contratação pode configurar ato de improbidade administrativa. “A existência de contratação de terceirizada sem a devida previsão viola os princípios da administração pública. A manutenção desses atos ofende os princípios da legalidade, moralidade, economicidade e proporcionalidade, além de causar danos ao erário, bem como enriquecimento ilícito de terceiros, passível de multa e ação por improbidade”, acrescenta.

 

No requerimento, Padre Sergio pede relação de contratos mantidos pela Fusame e pela secretaria de Saúde para contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem para o hospital municipal, bem como escalas dos profissionais terceirizados de novembro de 2018 a abril de 2019 e números de profissionais de enfermagem terceirizados.

 

Questiona, ainda, qual a fundamentação legal para a terceirização de atividade-fim no hospital municipal, por que a Fusame não realiza contratações via concurso público e se, diante da aparente ilegalidade das contratações terceirizadas via pregão, não seria prudente a Fusame suspender os contratos ou editais existentes.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (2).

 


Publicado em: 30 de abril de 2019

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro