0800- 7719701


Participação popular aumenta 15% na Câmara em 2010



A participação da população no dia a dia da Câmara Municipal de Americana bateu novo recorde e aumentou aproximadamente 15% em 2010. Após 16 mil pessoas passarem pelo prédio do Legislativo em 2009, neste ano mais de 18 mil visitas já foram registradas no sistema informatizado de recepção. Os dados são da Coordenadoria de Assessoria e apontam para uma média de 1.500 pessoas por mês passando pelos gabinetes e demais setores da Casa.
Os números são ainda maiores se consideradas as sessões ordinárias e extraordinárias, solenidades, audiências públicas, debates, reuniões do Fórum Municipal Americana 2020 e sessões simuladas dos projetos Câmara Jovem e Câmara Melhor Idade, em que não há necessidade de credenciamento, já que a entrada é feita pelo primeiro piso. Somando essas ocasiões, o público ultrapassa a marca de duas mil pessoas por mês, ou 24 mil durante o ano de 2010.
Segundo o presidente da Casa, vereador Cauê Macris (PSDB), a divulgação mais ampla dos acontecimentos da Câmara é um dos principais fatores para este aumento da participação popular. “Foi uma marca da Câmara Municipal de Americana nestes últimos dois anos a publicidade dos atos oficiais. Sempre convidamos a população a comparecer em nosso prédio, acompanhar as sessões e acessar o site. O Legislativo é o poder mais representativo, aquele que mais se aproxima da população, e o americanense atendeu ao nosso chamado e tem vivido com mais intensidade o dia a dia da Câmara”, avalia Cauê.
De acordo com a secretária geral da Casa, Juliana Nandin de Camargo, o investimento da Mesa Diretora refletiu diretamente na ampliação do processo democrático. “Segundo a Constituição Federal, a publicidade dos atos oficiais deve dispor de um caráter informativo, educativo e de orientação social. Regida por este viés, a Câmara está atingindo a população, que está mais presente, acompanha mais e está buscando seus direitos, deixando suas sugestões e opiniões. A fixação de valor a ser destinado à publicidade é algo novo na história da Câmara, mas os resultados são imediatos, não somente a longo prazo”, acredita.
TV Câmara e internet
Outro fator importante no aumento da participação popular foi o investimento realizado na TV Câmara. Com estúdios reformulados e equipamentos de última geração, a programação foi ampliada, com transmissão ao vivo de mais de oitenta eventos ao longo do ano. Foi iniciada também a transmissão via internet das sessões ordinárias e eventos, como solenidades, audiências públicas e debates. Além disso, o programa Notícias da Câmara Especial, que vai ao ar todas as quintas-feiras ao meio-dia, conta com a participação dos telespectadores, que fazem perguntas ao vivo para os vereadores.
“Acessando o site oficial da Câmara, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode acompanhar o trabalho dos vereadores, mesmo após as sessões, já que elas ficam armazenadas no site e podem ser assistidas a qualquer hora. Essa transparência faz o cidadão se sentir mais respeitado”, acrescenta Cauê.
A Câmara de Americana foi pioneira também na internet: o primeiro legislativo municipal do país a estar presente em todas as principais redes sociais, como Twitter, Youtube, Flickr e Orkut. Nos últimos dois anos, o site oficial teve quatro vezes mais acessos, com média de 400 pessoas assistindo simultaneamente às sessões via internet; o perfil da Câmara no Twitter, o primeiro na região, chega a marca de 700 seguidores; quase 4 mil fotos já foram publicadas no Flickr, com mais de 10 mil visualizações; e mais de 140 vídeos já foram publicados no Youtube, com mais de 11 mil exibições.
Avanços
O Legislativo americanense já conta também, desde 2009, com catracas eletrônicas e sistema de cadastro de visitantes, telefone 0800 gratuito, câmeras de segurança e vídeo monitoramento, caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal disponível à população, bem como dependências totalmente acessíveis às pessoas com deficiência. Também já conseguiu reduzir em 25% o consumo de papel com o programa “Consciência Ecológica”, que incentiva o reaproveitamento de papel e realiza coleta seletiva do lixo para posterior reciclagem.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 15 de dezembro de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro