A última pesquisa de preços de cestas básicas realizada pelo vereador Reinaldo Chiconi (PDT), feita no mês de novembro nos principais supermercados de Americana, revela que em razão do aumento considerável de preços, nos últimos dois meses, de alguns produtos comprados diretamente na prateleira, já compensa ao consumidor adquirir sete tipos de cestas básicas fechadas ao invés de comprar os produtos avulsos, o que até então não acontecia.
A pesquisa deste mês tem como novidade a análise feita para empresas. “Os dados obtidos revelaram que a variação de preços é tanta que ao comprar 20 cestas básicas, dependendo da marca escolhida, o empresário compraria com a diferença de valor mais 20 cestas”, ressaltou Chiconi.
Segue abaixo análise econômica:
ANÁLISE – CESTA BÁSICA – NOVEMBRO / 2006
NOVEMBRO // OUTUBRO
1-) CESTAS BÁSICAS
Nosso comparativo referente ao mês de NOVEMBRO com relação à OUTUBRO demonstrou que das 15 cestas pesquisadas, apenas 03 aumentaram de preços, variando entre 2,33% até 13,38% e 02 diminuíram seus preços, variando entre -7,14% e -7,42%, demonstrando de uma forma geral que houve uma diminuição de aproximadamente -0,50% sobre todas as cestas básicas.
2-) PRODUTOS DE MARCAS IGUAIS
No mesmo período anterior, nosso comparativo referente às mercadorias adquiridas nas prateleiras, demonstrou que das 15 cestas pesquisadas, 12 aumentaram de valor, variando entre 1,47% até 15,87%, enquanto 03 diminuíram seus preços, variando entre -8,00% até -14,79%, podendo observar que na realidade houve uma diminuição média de preços em -5,42% sobre o total das cestas básicas.
3-) PRODUTOS DE MARCAS DIFERENTES
Da mesma forma, nosso comparativo demonstrou que das 15 cestas pesquisadas, também 12 aumentaram de valor, variando entre 1,52% até 17,47%, enquanto 03 diminuíram seus preços, variando entre -8,95% até -11,58%, podendo observar também que houve uma diminuição média de preços em -4,20% sobre o total das cestas básicas.
4-) CESTAS BÁSICAS ADQUIRIDAS POR EMPRESAS
Com relação às compras efetuadas pelas empresas, realizamos uma análise a partir de uma estimativa de compra de aproximadamente 20 (vinte) Cestas Básicas, chegando à seguinte conclusão:
a) Valor comparativo entre as Cestas Básicas, Produtos Iguais e Diferentes:
Valor máximo: R$ 1.096,00
Valor mínimo: R$ 508,40
Diferença: R$ 587,60
Variação: 115,58% a maior
b) Comparativo de valores entre as Cestas Básicas, considerando o maior e o menos valor encontrado no mercado:
Valor máximo: R$ 1.096,00
Valor mínimo: R$ 539,80
Diferença: R$ 556,20
Variação: 103,40% a maior
c) Análise
Com o valor da diferença apontada, a empresa poderia adquirir uma quantidade extra de aproximadamente 20 (vinte) Cestas Básicas de menor valor, portanto, o presente comparativo demonstra que existe uma variação significativa de valores dos produtos, havendo porém a necessidade de serem realizadas as devidas pesquisas de preços na hora da compra.
NOVEMBRO // JANEIRO
1-) CESTAS BÁSICAS
Nosso comparativo referente ao mês de NOVEMBRO com relação à JANEIRO demonstrou que das 14 cestas pesquisadas, 05 não tiveram alteração, 07 aumentaram de valor entre 2,04% e 13,38%, enquanto 02 diminuíram seus preços, variando entre -7,14% e -7,42%, podendo observar que houve uma diminuição média de preços em -1,76% sobre o total das cestas básicas.
2-) PRODUTOS DE MARCAS IGUAIS
No mesmo período anterior, nosso comparativo referente aos produtos de marcas iguais das Cestas Básicas adquiridos nas prateleiras, demonstrou que das 14 cestas pesquisadas, 11 aumentaram de valor entre 1,24% e 15,55%, enquanto 03 diminuíram de preços, variando entre -1,30% e -7,54%, podendo observar também que houve um aumento médio de preços em 2,44% sobre o total dos produtos nas prateleiras
3-) PRODUTOS DE MARCAS DIFERENTES
Da mesma forma, nosso comparativo demonstrou que das 14 cestas pesquisadas, 13 aumentaram de valor entre 0,44% e 15,68%, enquanto apenas 01 diminuiu seus preços em -7,86%, podendo observar que na realidade na média geral houve uma diminuição dos preços em -0,49% sobre o total dos produtos nas prateleiras.
CONCLUSÃO
De acordo com as análises realizadas no mês de NOVEMBRO com relação aos preços de OUTUBRO, comparando-se também a variação do período de JANEIRO // NOVEMBRO de 2006, observamos que houve um realinhamento dos preços, principalmente levando-se em conta os meses de Outubro e Novembro, porém, apesar da variação significativa dos valores dos produtos de marcas iguais e diferentes da Cesta Básica adquiridas nas prateleiras, observamos que de um modo geral os preços das respectivas mercadorias continuam dentro de uma certa estabilidade se comparado pela média anual (janeiro a novembro).
Portanto, para valer a pena continuar adquirindo as mercadorias da Cesta Básica tanto de produtos de marcas iguais como de marcas diferentes nas prateleiras, será preciso redobrar as atenções na hora das pesquisas de preços e principalmente no ato da compra, devido a variação existente entre eles.
Em decorrência das pesquisas realizadas nos últimos meses, observamos que no mês de Novembro já compensa adquirir 07 tipos de Cestas Básicas fechadas pelo fato dos preços das prateleiras terem subido significativamente nos últimos dois meses, o que não vinha ocorrendo anteriormente.
ASSESSORIA DO VER. REINALDO CHICONI
Publicado em: 10 de novembro de 2006
Publicado por: CMA
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