0800- 7719701


Prêmio "Professores Destaques do Ano" é entregue pela Câmara em solenidade



 

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (25) sessão solene para entrega do prêmio “Professores Destaques do Ano”, oferecido aos professores por seus méritos e relevantes serviços prestados, direta ou indiretamente, à educação no município de Americana. A homenagem foi criada por um decreto legislativo do vereador da 17ª legislatura e atual vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi.

 

Foram homenageados quatorze profissionais das redes municipal e estadual, indicados pela secretaria municipal de Educação e pela Diretoria Regional de Ensino pelo destaque obtido no exercício de suas atividades. Participaram da solenidade os vereadores Fernando da Farmácia (PTB), Leonora Périco (PDT) e Lucas Leoncine (PSDB), o vice-prefeito Odir Demarchi, o secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, e o dirigente regional de ensino, Haroldo Ramos Teixeira, além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.

 

Durante o uso da palavra, o vereador Lucas Leoncine, que presidiu a sessão, compartilhou sua história pessoal de convivência com os professores. “Eu tenho uma história relacionada à educação pois tive um comércio em Americana, desde os meus quinze anos, e era uma papelaria. Eu atendi professores todos os dias da minha vida, de lá eu tiro meu testemunho de tanta dedicação e amor. Como é bonita a profissão de vocês, o amor utiliza os professores para atingir as pessoas. A educação é o caminho para tudo. Parabéns a todos pela história e pelo legado”, disse o parlamentar.

 

Odir Demarchi, autor da proposta, defendeu maior valorização dos profissionais da educação. “Essa forma de reconhecimento em que os próprios profissionais indicam seus homenageados é muito mais justa e todos os professores do município são merecedores. Eu tenho dois irmãos professores eu sou testemunha das lutas e dos sofrimentos, essa solenidade é uma forma de valorização”, discursou Odir.

 

O secretário de Educação explicou que, neste ano, os professores aposentados foram homenageados. “A rede municipal de educação tem hoje 54 unidades, dois mil servidores e 14 mil alunos, uma rede grande e complexa. Eu falo como secretário, mas também falo como profissional da educação: eu escolhi ser professor e sou filho de professores. É uma escolha de vida, apesar de todas as dificuldades. No dia de hoje, decidimos homenagear também os que se aposentaram, porque para sempre em nossas vidas encontraremos alguém que nos chama a atenção por termos sido professores, é uma carreira que não encerra nunca”, afirmou Ghizini.

 

 

 

 

O diretor regional de ensino defendeu maior integração entre as escolas públicas e a sociedade civil organizada. “Esse projeto de reconhecimento é maravilhoso, muito importante para os professores. Hoje toda a nossa equipe da diretoria regional está aqui, estão os supervisores e diretores. Só em Americana são 40 escolas, sem o apoio do poder público não conseguiremos cumprir nosso objetivo. Precisamos resgatar a presença da sociedade civil. Queremos uma relação entre pais e professores, essa valorização é fundamental”, finalizou.

 

Homenageados

 

Alda Maria Sacomandi Gazola

Formada em Pedagogia e atualmente concluindo Pós-graduação em "Neurociência e Educação com ênfase em Aprendizagem". Atuou por 20 anos como professora na rede estadual de ensino. Designada Professora Coordenadora de Anos Iniciais em 2008. Desde 2019 retornou para a sala de aula como Professora do 1° ano na Escola Estadual Prof. Alcindo Soares do Nascimento.

 

Ana Maria Vieira Cardoso

Possui Licenciatura plena e mestrado em Geografia. Iniciou sua atuação na rede estadual em 1988. Aposentou-se em 2021 na Escola Estadual Prefeito Antonio Zanaga, voltando a lecionar no ano passado na Escola Estadual Ary Menegato. Professora voluntária de Geografia no Cursinho Popular Pré Vestibular CEU, em Santa Bárbara D'Oeste.

 

Angela Maria Rodrigues Mendes

Aprovada em concurso público para Educação Infantil na prefeitura de Americana em 1993, iniciou suas atividades na Creche Graúna, na Cidade Jardim. Pouco tempo depois, transferiu-se para a Creche Taperá, no bairro São Manoel, próximo de sua residência, onde atuou por 30 anos, até aposentar-se em 2023.

 

Antonia Carvalho dos Santos

Iniciou sua vida profissional na Educação Infantil de Americana em 1991, atuando por 31 anos na Casa da Criança Maíra, no Parque Gramado. Em 2010 concluiu a graduação em Pedagogia e, em 2016, a especialização em Educação Especial e Inclusão. Acompanhou o desenvolvimento de crianças de várias gerações até aposentar-se em 2023.

 

Giane Françozo de Campos

Concluiu o Magistério com habilitação em Educação Infantil e iniciou sua atuação profissional em 1986 na Escola Estadual Dr. Heitor Penteado. Em 1995 ingressou na rede municipal de educação, inicialmente como professora substituta. Passou a atuar em creches e EMEIs do município até aposentar-se na EMEI Sabiá.

 

Gislaine Marita Mattiensen

Formada em Pedagogia com especialização em educação especial, leciona na rede estadual há 42 anos. Trabalhou por muito tempo nas classes especiais e em salas de recursos da EE Dr. Heitor Penteado, atuando hoje nas escolas estaduais Profa Idalina Grandin Mirandola e Prof. João Solidário Pedroso.

 

Julian Graziella Teixeira Toschi

Professora de Educação Física desde 2015 na rede estadual, leciona atualmente na Escola Estadual Monsenhor Maggi. Iniciou um trabalho com tênis de mesa e levou os estudantes ao Jogos Escolares Estado de São Paulo, sagrando-se vice-campeões estaduais.

 

Lucimar Ferraz da Silva

Professora de português há trinta anos na rede estadual, formada em Letras pela PUC-Campinas. Leciona atualmente como Professora 3 – Anos Finais – na Escola Estadual Profa Antonieta Lenhare.

 

Lucrécia Alves de Siqueira Nery

Concluiu o Magistério e após criar seus filhos retornou à sala de aula em 2013 na educação especial, como professora intérprete de libras. Atualmente é professora regente no Ensino Fundamental I – Anos Iniciais na Escola Estadual Profª Hylda Pardo de Oliveira.

 

Marlene Urbano Durante

Formada em Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia e Mídias na Educação. Foi professora da pré-escola na EMEI Sabiá de 1972 a 1987. Atuou na rede estadual até 1994, na Escola Estadual Monsenhor Magi, onde se aposentou. Retornou à rede municipal através de novo concurso público, atuando como pedagoga desde 1996. Supervisora de ensino de 2019 a 2023, aposentando-se após 42 anos de trabalho.

 

Patrícia Alexandra Scalon de Almeida

Concluiu Licenciatura e Bacharelado em Artes pela Unicamp. Pós-Graduada em Arte e Educação. Iniciou sua trajetória no CIEP Anisio Teixeira em 1993. Em 97 foi professora de oficina de teatro no CIEP Octavio Borghi. Em 2002 passou a lecionar na EMEF Paulo Freire. Participou de congressos e cursos de formação. EM 2009 foi aprovada em concurso para professora de História da Arte no ETEC Polivalente. Aposentou-se no início de 2023.

 

Roseli Buoso Cones

Concluiu o magistério e formou-se em Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional. Ingressou na rede municipal em 1990 na Emei Corimbó, transferindo-se em seguida para a EMEI Potira, onde atuou por 27 anos. Teve também uma breve passagem pela EMEI Paturí. Aposentou-se em julho de 2023.

 

Susi Mara Pilon Ribeiro

Pedagoga com pós-graduação em psicopedagogia, educação especial e inclusão, transtorno do espectro autista e deficiência intelectual. Desde março de 1992 na rede estadual, Atualmente leciona no 5 ano da Escola Estadual Prof. Mário Patarra. Destacou-se no desenvolvimento do Projeto "Caderno do SARESP" com os alunos.

 

Valdenir Zegioth

Licenciado em Geografia e Pedagogia, pós-graduado em Gestão Educacional para Inclusão e Neuropscopedagogia. Na rede estadual há 22 anos, foi professor eventual, professor de recuperação e coordenador pedagógico. Efetivado diretor da Escola Estadual Antonieta Ghizini Lenhare há cinco anos. Em 2022 sua escola obteve o maior índice do segmento de Ensino Médio na cidade de Americana no IDESP - Índice de desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo.


Publicado em: 26 de outubro de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro