0800- 7719701


Professor Padre Sergio pede informações sobre descarte de lâmpadas utilizadas na iluminação pública



 

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre o descarte das lâmpadas fluorescentes convencionais utilizadas na iluminação pública que estão sendo substituídas por lâmpadas de LED.

 

No documento o parlamentar destaca que, conforme anunciado pela prefeitura, o objetivo é promover a substituição em 100% dos postes. Segundo Padre Sergio, o descarte incorreto de uma grande quantidade de lâmpadas pode se transformar em um grave problema de saúde pública.

 

“O descarte irregular desse material pode representar riscos à saúde, levando em conta, principalmente, que a lâmpada fluorescente contém mercúrio. Esse elemento químico, quando entra em contato com a água, por exemplo, pode contaminá-la e torná-la imprópria para uso”, aponta.

 

“O mercúrio presente em uma lâmpada fluorescente não é o suficiente para prejudicar quem a manuseia. No entanto, se forem consideradas as altas quantidades descartadas pelo município no recente projeto esse material passa a oferecer riscos”, acrescenta Padre Sergio.

 

No requerimento, o vereador lembra que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Americana prevê a celebração de convênios com as fabricantes, importadoras, distribuidoras ou revendedoras de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes com o objetivo de dar a destinação correta para o material.

 

Padre Sergio pergunta se existem convênios de logística reversa firmados com essas empresas e, em caso de resposta positiva, quais os pontos de coleta das lâmpadas. Questiona, ainda, qual foi o processo de descarte das lâmpadas nos bairros onde já houve a substituição, qual a quantidade estimada de lâmpadas substituídas até o momento e se foi firmado convênio com a empresa contratada pela operação de troca para o processo de descarte do material.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27).


Publicado em: 24 de setembro de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro