0800- 7719701


Professora Juliana pede criação de projeto de prevenção à violência doméstica em Americana



 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando ao prefeito Chico Sardelli a criação de projeto de prevenção da violência doméstica na Estratégia de Saúde da Família do munícipio.

 

No documento, a autora explica que a proposta tem como objetivo a proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva dos profissionais da equipe Saúde da Família, a fim de evitar a ocorrência o agravamento da violência doméstica e familiar.

 

A parlamentar destaca ainda a importância da criação do comitê para a representação direta ou indireta da sociedade. “Em situações de vulnerabilidade e violência, sobretudo quando o agressor é um parente ou pessoa próxima, os momentos de interação entre as vítimas e servidores públicos e agentes estatais são, muitas vezes, essenciais para identificação de crimes e muitas vezes para o salvar essas pessoas de novas exposições a situações de violência. É assim, por exemplo, com crianças que sofrem abusos no ambiente familiar, quando muitas vezes são os professores ou profissionais da educação em geral que identificam o sofrimento da criança e denunciam a provável violência. Já para as mulheres que sofrem de algum tipo de abuso, seja moral, físico ou sexual dentro de suas próprias casas, o convívio com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), durante as visitas domiciliares, pode ser vital para a concretização de denúncias e superação da exposição à violência. Por essa razão que preparar as equipes de ESF para lidar com a identificação e denúncia de possíveis casos de violência doméstica é uma política acertada e que pode salvar vidas.”, conclui.

 

A indicação foi relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (9) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

 


Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro