0800- 7719701


Professora Juliana pede estudos para elaboração do programa “Alerta Clima na Escola”



 

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo ao Poder Executivo estudos para a elaboração do programa “Alerta Clima na Escola”.

 

No documento, a autora explica que a criação do programa tem como objetivo criar um canal oficial de participação para que estudantes, professores, funcionários e pais possam reportar riscos e propor soluções de adaptação climática de forma organizada, bem como gerar dados capilarizados e qualificados que sirvam como subsídio técnico para o planejamento de ações preventivas e corretivas, otimizando a aplicação de recursos públicos.

 

“Na política pública, existe um conceito chamado ‘interseccionalidade’, que é uma ação em que diversos setores de política convergem para um sentido único. Em outras palavras, quando um conjunto de ações coordenadas de diferentes áreas são feitas para se atingir um resultado. O programa estabelece um canal de escuta ativa que é um instrumento de participação cidadã, de educação ambiental e de gestão de riscos”, afirma Juliana.

 

A parlamentar pede na indicação que se crie uma política pública de discussão, debate e soluções que podem ser adotadas nas localidades no âmbito das comunidades escolares em relação as mudanças climáticas. “Temos então uma proposta de programa que combina a preocupação com a emergência climática, o protagonismo feminino na política e a cidadania e participação das comunidades escolares, tudo isso com o objetivo de promover ações que garantam um futuro ambientalmente justo e sustentável”, conclui.

 

A indicação foi relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (28) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

 

 


Publicado em: 29 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro