0800- 7719701


Professora Juliana pede informações sobre atendimento de casos de ISTs e HIV/Aids



A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando uma série de informações referentes ao atendimento de casos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e HIV/Aids. O objetivo é levantar dados em relação ao número de pessoas atendidas e também sobre como vem sendo feito o atendimento e medicação dos pacientes.

 

Como base para os questionamentos, a vereadora cita as diretrizes e recomendações contidas no manual de controle das doenças sexualmente transmissíveis elaborado pelo Programa Nacional de DST e Aids da secretaria de Vigilância em Saúde e a norma técnica de prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes, ambos elaborados pelo ministério da Saúde.

 

Juliana questiona qual é o quadro de servidores que atuam no serviço de atendimento especializado em infectologia do município e solicita o número de pessoas acompanhadas pelas equipes entre os anos de 2019 a 2022, separados por tipo de doença. Pergunta, ainda, se houve aumento no número de casos das doenças acompanhadas pelo serviço.

 

A parlamentar questiona também se a unidade tem oferecido profilaxia pré-exposição (PreEP) e profilaxia pós-exposição ao vírus HIV, pedindo dados quantitativos e se houve interrupção desse serviço nos últimos anos e solicitando o período e motivos da interrupção.

 

Sobre o centro de testagem itinerante, Juliana solicita dados de testes realizados e se há previsão de retomada do serviço. A vereadora pergunta também em quais unidades básicas de saúde é feita a testagem de HIV/Aids e pergunta, por fim, se existe algum planejamento de realizar campanhas de conscientização junto aos jovens e outras atividades de prevenção das ISTs na cidade.

 

“Nós temos acompanhado desde o ano passado as demandas relacionadas às ISTs. Fizemos um requerimento no segundo semestre, cobrando a retomada da testagem itinerante, o que ainda não ocorreu. E temos recebido no gabinete alguns relatos de dificuldades de acesso ao PrEP e testagem, por isso fui até o serviço buscar informações e estou solicitando detalhes via requerimento”, explica.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão desta quarta-feira (20).

 


Publicado em: 19 de abril de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro