0800- 7719701


Professora Juliana pede informações sobre atuação da Vigilância Sanitária em Americana



 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a atuação da Vigilância Sanitária no município.

 

No documento, a parlamentar ressalta que a unidade desempenha um papel fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos serviços de saúde, através de um conjunto de ações que visam eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde humana.

 

“Participei da última reunião do Conselho Municipal de Saúde, no fim do mês passado, quando foram apresentadas as metas de ações da Vigilância Sanitária. Dentre elas, a fiscalização de estabelecimentos de alimentação e saúde, que hoje é feita, anualmente, em menos da metade dos negócios desses setores na cidade. Também é função da Vigilância realizar diagnóstico de riscos à saúde de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, assim como estudos epidemiológicos; promover campanhas de conscientização em relação à diversos fatores que afetam a saúde, segurança e bem-estar da população, bem como em relação a doenças infectocontagiosas e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); fiscalizar outros estabelecimentos, como escolas, pet shops e indústrias de vários tipos”, afirma Juliana.

 

A parlamentar questiona quais as ações realizados pela Vigilância Sanitária no município; o número de inspeções realizadas em relação ao total de estabelecimentos cadastrados na cidade; quais ações têm sido realizada pela secretaria de Saúde para intensificar a vigilância epidemiológica das doenças crônicas não transmissíveis na Atenção Primária à Saúde; se a Vigilância Sanitária oferece treinamento de maneira gratuita para informar e orientar os trabalhadores e proprietários de petshops, consultórios e clínicas veterinárias; e quais ações a secretaria de Saúde está realizando para ampliação das metas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (8) e será encaminhado à prefeitura para resposta.

 

 


Outras Notícias

Fique por dentro