0800- 7719701


Professora Juliana pede informações sobre classificação orçamentária de diárias especiais de guardas municipais



 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando explicações da prefeitura referentes à classificação orçamentária da despesa com Diária Especial por Jornada Extraordinária da Guarda Municipal de Americana (DEJEGAMA).

 

No documento, a parlamentar explica que a portaria que regulamenta o sistema DEJE-GAMA estabelece procedimentos operacionais, critérios de adesão e escalas de atividades para os guardas civis municipais;

 

“No documento peço explicação formalizada para a não classificação da DEJE como outras despesas variáveis ou como indenizações e restituições, tal como é feito desde a criação dessa política pública em 2023. Fiz junto de minha equipe uma análise técnica e estou convicta da adequação da reclassificação desse importante gasto com segurança pública. Paralelamente a essa documentação formal estou em conversas com a secretária de Fazenda, Simone Bruno, para que possamos dialogar em prol dessa medida de transparência para os gastos públicos de Americana”, afirma Juliana.

 

A autora pergunta no documento qual a justificativa técnica para que as despesas com a DEJE sejam classificadas no orçamento municipal e nos balancetes de despesa como elemento de despesa; e porque os gastos com DEJE não poderiam ser classificados no orçamento municipal e nos balancetes de despesa como elemento de despesa.

 

O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (21) e será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.

 

 


Publicado em: 24 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro