0800- 7719701


Professora Juliana pede informações sobre fiscalização de bebidas alcoólicas adulteradas



A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a fiscalização da Vigilância Sanitária para coibir a venda de bebidas alcoólicas adulteradas, em especial por metanol.

 

No documento a vereadora explica que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou um aumento de venda de bebidas alcoólicas adulteradas e que há casos de intoxicação por metanol em diversas regiões do Brasil, o que vem causando risco a saúde de consumidores e danos econômicos ao setor. “É inaceitável que mais vidas sejam perdidas dessa forma. A prefeitura, por meio da vigilância sanitária, deve realizar uma força-tarefa para ampliar essa cobertura e publicizar a verificação dos estabelecimentos num momento como esse, para que as pessoas possam consumir essas bebidas com segurança e tranquilidade e que os comerciantes idôneos não sejam prejudicados com a queda abrupta de suas vendas”, afirma Juliana.

 

A autora pergunta sobre dados estatísticos referentes a fiscalizações em estabelecimentos comerciais e apreensões de produtos irregulares no município, além de ações de prevenção e tratamento promovidas pela secretaria de Saúde, bem como a atuação do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e Outras Drogas. Professora Juliana também questiona se a administração municipal possui um plano emergencial para a fiscalização de produtos que possam conter metanol em sua composição, especialmente bebidas adulteradas.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (14) e se aprovado será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.


Publicado em: 10 de outubro de 2025

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro