Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram quatro projetos de lei durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (23) no Plenário Dr. Antônio Lobo. Oito proposituras foram adiadas a pedido dos parlamentares, voltando a discussão e votação nas próximas semanas.
Gestão de cemitérios
Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de Lei nº 15/2015, de autoria do vereador Celso Zoppi (PT) e outros, que disciplina a implantação, gestão e utilização dos cemitérios situados no município de Americana.
O projeto é fruto do trabalho da Comissão Especial de Estudos criada em 2011 no Legislativo para análise e revisão da legislação pertinente, e tem como objetivo modernizar a gestão administrativa dos cemitérios do município. A propositura havia sido apresentada em 2012, mas recebeu diversos adiamentos e acabou sendo arquivada.
No projeto, os parlamentares compilam uma série de leis em vigor atualmente sobre a administração de cemitérios públicos e privados, formando uma legislação única, específica e atualizada sobre o assunto. Questões como transferência de sepulturas e de restos mortais de uma sepultura para o ossuário, bem como gerenciamento e informatização dos cemitérios, também estão contempladas na Lei.
“Com a apresentação do presente projeto de lei, os autores entendem que contribuem positivamente para a futura resolução dos problemas resultantes da inadequação da atual gestão administrativa dos cemitérios públicos municipais, esperando que o projeto de lei em comento seja aprovado e bem executado para dignificação das pessoas falecidas e seus familiares”, afirmam no documento.
Revogação de Lei
O projeto de Lei nº 17/2015, de autoria do Poder Executivo, que revoga a Lei nº 5.031/2010, que institui o projeto socioeducativo denominado “Plantando para o Futuro”, foi aprovado com doze votos favoráveis, um contrário e cinco abstenções em primeira discussão.
Programa “Adote um animal e os espaços do Parque Ecológico de Americana”
Foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei nº 27/2015, de autoria do vereador Davi Ramos (PC do B), que institui o programa “Adote um animal e os espaços do Parque Ecológico de Americana”.
Revogação de dispositivo
O projeto de Lei nº 16/2015, de autoria do Poder Executivo, que revoga o dispositivo que especifica da Lei nº 5.110/2010, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Americana, foi aprovado com dezessete votos favoráveis e uma ausência em segunda discussão.
Adiados
Oprojeto de Resolução nº 2/2015, de autoria do vereador Téo Feola (PC do B), que altera dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana, recebeu o primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Luciano Corrêa (SDD).
O projeto de Resolução nº 3/2015, de autoria do vereador Téo Feola, que altera dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana, recebeu o primeiro pedido de vista formulado pelo autor.
O projeto de Lei nº 6/2014, de autoria do vereador Eduardo da Farmácia (SDD), que dispõe sobre a realização de feiras noturnas no município de Americana, foi adiado por sessenta dias a pedido do autor.
O projeto de Lei nº 128/2014, de autoria do vereador Oswaldo Nogueira (DEM), que dispõe sobre a afixação de telefones úteis nos veículos integrantes do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Americana, recebeu o primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Paulo Chocolate (PSC).
O projeto de Lei nº 135/2014, de autoria do vereador Joãozinho do Quiosque (PSB), que autoriza a instalação de placas informativas escritas em ‘Braille’ e outros equipamentos destinados aos deficientes visuais nos pontos e terminais de ônibus de Americana, foi adiado por noventa dias a pedido do autor.
O projeto de Lei nº 7/2015, de autoria do vereador Alfredo Ondas (PMDB), que institui o Programa de Assistência Técnica Pública e Gratuita para projetos, construção, reforma e regularização predial de habitação de interesse social no município de Americana, recebeu o primeiro pedido de vista formulado pelo autor.
O projeto de Lei nº 8/2015, de autoria do vereador Davi Ramos, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo de Americana e da Comissão Tarifária do Transporte Urbano, foi adiado por trinta dias a pedido do autor.
O projeto de Lei nº 28/2015, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/SP, recebeu o primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Odair Dias (PV).
Publicado em: 23 de abril de 2015
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
29 de outubro de 2025
O vereador Pastor Miguel (PRD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da...
28 de outubro de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram dez projetos de lei, 22 requerimentos e oito moções durante a sessão o...
28 de outubro de 2025
A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quinta-feira (30) sessão solene para entrega da homenagem “Funcionário Público do...
28 de outubro de 2025
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Léo da Padaria (PL), participou no sábado (25) na praça da Rua Me...
28 de outubro de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando infor...
24 de outubro de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando ex...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.12 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site