A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (4) audiência pública para discussão de assuntos relacionados à captação, tratamento e distribuição da água em Americana. A realização da audiência atendeu a requerimento de autoria do vereador Dr. Ulisses Silveira (PV).
Participaram da audiência os vereadores Davi Ramos (PC do B), Dr. Ulisses Silveira, Joãozinho do Quiosque (PSB), Luiz Renato (PC do B), Thiago Brochi (PSDB) e Tonhão do Veteranos (PMDB), o engenheiro ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente, Valdemir Castelani, o diretor da ONG Barco Escola da Natureza, José Roberto Basso, o vice-presidente do Grupo de Defesa Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba (Grude), Edmílson Carlos Stoque, o presidente da Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Paulo Bachin e o presidente do Sindicato das Indústrias de Tecelagens (Sinditec), Dilézio Ciamarro, além de convidados e população interessada pelo tema.
Durante a audiência, foram tratadas questões como a construção de mais reservatórios de água na cidade, viabilidade de captação de água da Represa do Salto Grande e do subsolo e renovação da outorga do Sistema Cantareira.
O vereador Dr. Ulisses Silveira, que solicitou a realização da audiência, destacou a importância do debate sobre o assunto. “Esta Casa se sensibilizou com a situação de estresse hídrico que Americana está por viver. Vários estudos têm indicado que a partir de julho, agosto, setembro, podemos viver uma falta de abastecimento de água em vários bairros da cidade. Por conta disso, essa discussão se fez necessária. Esperamos que as sugestões aqui apresentadas ajudem a solucionar o problema”, afirmou o parlamentar, que propôs também a criação de uma Comissão Especial de Acompanhamento da questão hídrica na Câmara.
“Talvez nós estejamos vivenciando o período mais crítico de nossa história com relação à água. Por muito tempo se achou que a água era um bem interminável, mas hoje mais pessoas estão vendo que essa não é a realidade. Esse debate precisa ser ampliado, se aprofundar na sociedade”, disse o vereador Davi Ramos.
“A questão da água eu considero primordial, pois é a condição mais importante para a existência da vida. Já na década de 80 se alertava que em vinte, trinta anos teríamos sérios problemas de água, e estamos vendo imagens disso acontecendo atualmente. A questão do abastecimento de água não depende de uma medida, mas de um conjunto de ações e de vontade política. Americana é privilegiada do ponto de vista hídrico, então isso pode ser solucionado”, avaliou o vereador Luiz Renato.
“Nós sabemos que a questão é muito mais complexa do que se imagina. Precisamos realmente de novas ideias para combater essa falta de água que já não vem de hoje, mas só agora está se dando a atenção necessária”, falou o vereador Thiago Brochi.
“Há 80 anos não temos uma estiagem como essa, então precisamos da colaboração de todos. Precisamos fiscalizar mais a questão da captação, investir em obras. Estamos juntos nessa luta pela preservação da água”, discursou o vereador Joãozinho do Quiosque.
“A população sentiu na pele os problemas com falta de água nesse ano, com falta de água por até três dias em alguns bairros. Tudo o que a gente faz com a natureza, ela nos dá o troco. Está na hora de uma conscientização maior pelo uso racional da água”, lembrou o vereador Tonhão do Veteranos.
Ao final da audiência, ficou definido que os pontos principais levantados pelos participantes serão encaminhados ao Poder Executivo em forma de carta de sugestões de ações a serem desenvolvidas.
Assessoria de Comunicação