0800- 7719701


Rafael Macris propõe medalha Princesa Tecelã a Rodrigo José



O vereador Rafael Macris (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de decreto legislativo em que propõe a concessão da medalha de mérito Princesa Tecelã ao cantor Rodrigo Emke, conhecido como Rodrigo José. A medalha é entregue a pessoas que, representando o município, tenham se destacado em atividades culturais, educacionais, científicas ou artísticas.

 

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

 

Biografia

 

Rodrigo Emke nasceu em 19 março de 1975. Formado em engenharia civil, filho de tecelão e professora de escola pública. Casado e pai de 3 filhos. Aos 12 anos de idade descobriu sua paixão pela música brega ao encontrar uma coleção de discos antigos da mãe no porão da sua casa.

 

Descobriu seu talento como cantor somente mais tarde, aos 20 anos de idade, ao vencer um concurso regional de karaokê. Gravou seu primeiro disco independente em 1998 com o título "Rodrigo Emke - Penso em você" e conseguiu algum destaque regional com a música Anjos.

 

Participou de alguns festivais de música pelo estado de São Paulo, entre os anos 2000 e 2002, defendendo suas canções. Entre idas e vindas, chegou a gravar com algumas bandas e conseguiu certo destaque com o grupo "Elvis Rock Band" no qual interpretou o cantor Elvis Presley por alguns anos.

 

Num estúdio improvisado no porão da sua casa, com o apoio de músicos amigos, ele mesmo dirigiu, produziu, gravou e editou 22 músicas que resultaram nos discos: Rodrigo José - Volume 1 e Volume 2. Estes discos trazem além de suas canções autorais, versões dos grandes clássicos do brega, como forma de homenagear seus ídolos do passado.

 

Em companhia do amigo Ricardo José Suzigan, escreveu e produziu o videoclipe da música Desapareça (Sebastião Ferreira da Silva/S. Oliveira) que mostra um pouco do estilo de vida simples do cantor e de seus amigos. O vídeo foi lançado no Facebook em julho de 2016 e viralizou rapidamente.

 

A partir daí, surgiram convites para participações nos maiores programas da televisão brasileira e importantes jornais e revistas. Foi também capa do Caderno Ilustrada da Folha de São Paulo.

 

Em 18 de fevereiro de 2017, em São João da Boa Vista - SP, acompanhado da Banda Chic10, gravou seu primeiro DVD, onde apresenta seu repertório, homenageia seus ídolos e defende o brega como sendo o autêntico estilo musical "popular" brasileiro. Seus vídeos na internet já ultrapassaram os 40 milhões de visualizações. Rodrigo ainda permanece como artista independente.


Publicado em: 04 de maio de 2018

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro