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Vereadores se reúnem com bancários para discutir ampliação de horário das agências em Americana


O vereador de Americana, Paulo Chocolate (PSB), discutiu, na manhã de hoje (08/08), juntamente com o presidente da Câmara, Reinaldo Chiconi (PDT), com bancários e representantes da categoria sobre a ampliação do horário de funcionamento das agências bancárias no município, proposta pelo Projeto de Lei nº 81/2006, de sua autoria e que está em tramitação na Casa desde o dia 18 de maio. Após adiada a sua discussão pelo período de 10 dias, o documento deverá voltar na próxima sessão para votação dos parlamentares.
 
O projeto estende o atual horário de funcionamento em duas horas, sendo das 9 às 16 horas. O vereador irá levar sua proposta também às demais cidades da região, por meio do Parlamento Metropolitano, que se reunirá na sexta-feira da próxima semana (18/08), às 14 horas, na Câmara de Campinas.
 
Além dos vereadores, estiveram presentes na reunião gerentes e funcionários dos bancos Bradesco e Real, representando as agências bancárias, também a presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, Sonia Aparecida Zaia, representando a categoria e funcionários do Procon de Americana, Theobaldo Silva Neto e Marcos Antonio Ferreira da Silva, para apresentar a posição do Executivo diante da questão.
 
“Para começar quero justificar que estou do lado do trabalhador e da população. Esta medida, de aumentar o horário de funcionamento do banco, deverá dinamizar o centro da cidade, não congestionando tudo ao meio dia, inclusive as ruas para estacionar, deverá diminuir filas e oferecer a opção ao trabalhador de ir ao banco antes de entrar no seu trabalho, o que hoje é impossível”, argumentou Chocolate, autor do projeto.
 
Diante das alegações dos gerentes das agências, que alegam a falta de funcionários para isto, falta de previsão orçamentária e outros problemas, como da falta de segurança e superlotação no caso da mudança ser apenas em Americana, a direção do sindicato, vereadores e assessoria jurídica argumentou. “Projetos para melhorar a segurança existem e estão sendo colocados em prática pelo Poder Público, como o monitoramento por câmeras de TV na cidade, especialmente nas quadras onde existem agências bancárias”, justificou o assessor técnico-jurídico Duarte.
 
O representante do Procon, Neto, disse que é mais fácil controlar, por parte do banco e do Poder Público, a segurança das agências do que dar segurança de forma isolada, como é o caso das agências lotéricas, que hoje recebem o pagamento de diversas contas. “Esta é outra questão que nos preocupa e com a ampliação do horário de atendimento das agências, mais funcionários serão contratados, os clientes serão melhor atendidos e não substituídos por máquinas, que vemos acontecer cada vez mais e irá acabar com o correspondente bancário, que existe hoje nos supermercados e agências lotéricas. A responsabilidade é do banco e ele não deve tocar o cliente para fora, mas atendê-lo bem e cumprir o tempo de fila, de 15 minutos, que é definido por lei”, esclareceu Chocolate.
 
O sindicato da categoria defendeu a ampliação de horário e defende, inclusive, a contratação em dois turnos. O vereador entregou cópia de seu projeto para os representantes dos bancos para que façam sugestões para melhoria, se necessário e, em resposta à justificativa dos bancos, de que não conseguirão atender à demanda, caso a população de outras cidades migrem para serem atendidas no horário especial de Americana, Chocolate irá apresentar a proposta também aos parlamentares das demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Assim iremos pensar e melhorar regionalmente”.
 
De acordo com Chocolate, a legislação federal prevê apenas que os bancos devam estar abertos no período entre 11 e 15 horas e devem cumprir o mínimo de cinco horas aberto, mas não determina o máximo de horas. “Tanto que o HSBC em Campinas atende desde cedo, há muito tempo, por isto não abro mão do projeto, podemos é apresentar emendas para melhorá-lo. Esta é uma questão de responsabilidade social, os bancos têm que atender melhor os seus clientes e ponto final”, complementou o vereador.


Publicado em: 15 de agosto de 2006

Publicado por: CMA

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Categoria: Notícias da Câmara

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