0800- 7719701


Romaria – Um convite a fé e a reflexão - por Capitão Crivelari



No dia 2 de abril, segunda feira, às 14h impreterivelmente, estaremos iniciando nossa 31ª Romaria Americana-Pirapora. Fazendo chuva, calor ou frio estaremos lá para cumprir a pé os 111 quilômetros que separam nossa querida Princesa Tecelã do santuário Cristocêntrico de Bom Jesus de Pirapora.
Pirapora foi fundada em 1730 e possui cerca de 15 mil habitantes, a maioria deles vivendo na área rural. A cidade é famosa por receber anualmente centenas de romeiros – palavra que faz referência aos antigos seguidores da fé cristã quando seguiam para Roma, sede da Igreja Católica – vindos de toda parte do país e também do exterior. Em 1725, nas corredeiras do hoje fétido rio Tiête, foi encontrada a imagem de Bom Jesus, uma escultura que se encontra no altar-mor do santuário e possui cabelos naturais.
A epopéia de ir até Pirapora a pé iniciou-se há 31 anos quando Dona Luiza Padovani, a decana e inspiradora do feito, partiu, ao lado de suas irmãs, da vizinha Piracicaba até o santuário. Essa tradição ela cultua até hoje e religiosamente, do alto de sua venerável idade, faz questão de acompanhar os novatos incentivando-os a cumprir o caminho.
Iremos nos reunir em frente da Unisal (Universidade Salesiana no bairro Parque Novo Mundo) e no primeiro dia trilharemos por canaviais e plantações de tomate até a cidade de Monte Mor, onde pernoitaremos em local com apoio da Prefeitura do município.
No segundo dia, saíremos bem cedo, às 6 horas, e caminharemos até a cidade de Indaiatuba. Lá, dormiremos em um vilarejo chamado Pimenta, tradicional ponto de encontro de romeiros que chegam das mais diversas maneiras: a pé, como nós, a cavalo, de bicicleta, de charrete e de veículos motorizados, como motos e carros.
No terceiro dia, nosso grupo segue até Cabreúva, onde almoçaremos e encontraremos o pessoal do Clube dos Cavaleiros de Americana, que tradicionalmente se hospeda por lá. Já perto do destino final, passaremos a noite no vilarejo de Bananal.
No derradeiro dia, sairemos de madrugada, iniciando a caminhada às 3 horas, e seguiremos até o santuário de Pirapora, finalizando os 111 quilômetros.
Nossa romaria sempre é abençoada pelo Bispo Diocesano de Limeira, Dom Wilson Dias Oliveira, que envia uma mensagem aos participantes, incentivando-os nessa caminhada de fé e peregrinação.
Em 2012, teremos algumas novidades. O participante receberá, antes de sair, a credencial do romeiro. Assim como em outras famosas caminhadas, alguns trechos serão sinalizados e o participante receberá um carimbo ao cruzar por esses locais, comprovando sua passagem por esses pontos. Outra inovação é o certificado do romeiro, entregue assim que o caminhante chegar ao santuário, atestando que sua missão de romeiro foi cumprida.
Para realizar uma grande caminhada é preciso dar o primeiro passo. Ano passado contamos com a participação de 63 pessoas e esperamos chegar a 100 participantes, fazendo da 31ª Romaria Americana-Pirapora a maior de todas.
Nossa comitiva está a sua espera. Participe conosco dessa caminhada de fé, coragem e peregrinação.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2012

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro