Um grupo de mais de quarenta pessoas iniciaram nesta segunda-feira (29) a 29ª Romaria Americana-Pirapora, uma caminhada de mais de cem quilômetros em direção ao Santuário do Bom Jesus de Pirapora. O caminho será percorrido até a manhã de quinta-feira (1), quando os romeiros participam da tradicional missa das 8 horas.
O vereador Capitão Crivelari (PP) participa há mais de dez anos da romaria e ajuda na organização da caminhada. “Este ano temos um grupo mediano de romeiros, que é o melhor tipo para caminhar. Um grupo grande demais ou muito pequeno não é indicado”, disse Crivelari. “Nossa preocupação é com os romeiros que estão indo pela primeira vez, por isso, orientamos para caminharem sempre em grupo”, afirmou o vereador. Crivelari também fez a leitura da mensagem enviada pelo bispo diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, especialmente aos romeiros da 29ª edição da Romaria Americana-Pirapora.
Antes da saída, os romeiros receberam a benção do Padre Jaime Thomaz, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Antonio Zanaga. “Queremos pedir a graça, a proteção, o amor, a força de Deus para todos os envolvidos”, disse o padre. “Muita força, muita graça, muita benção, muita proteção nessa estrada. Que Deus abençoe a todos”, completou.
A romaria passará pelas cidades de Monte Mor, Indaiatuba e Cabreúva no caminho até Pirapora. O grupo conta com um carro de apoio que transporta as bagagens pesadas e auxilia os romeiros que se sentirem cansados durante o trajeto.
Romeiros
Aos 85 anos, Dona Luiza Padovani, responsável pelo início da romaria há 29 anos, acompanha mais uma vez o grupo rumo à Pirapora. Dona Eliza Padovani Calori, 78 anos, irmã dela, também participa pela 29ª vez da caminhada. “Eu vou para agradecer a Deus por tudo que eu tenho de bom”, afirmou Eliza. “Espero chegar bem e que todos cheguem bem também”, completou falando sobre a expectativa para esta edição.
Marcos Leandro Montrasio, 37 anos, partiu hoje para sua segunda romaria a pé para Pirapora. “Já fui três anos de bicicleta e dez anos a cavalo”, contou. “Estou mais animado nesta do que no ano passado, porque estou mais treinado. Espero que não chova”, afirmou Montrasio.
Aos 71 anos, Dona Benedita Lima Arthur participa há 25 anos da Romaria Americana-Pirapora. “Tem ano que a gente fala que não vai, mas quando chega perto não tem jeito”, revelou.
Assessoria de Comunicação