0800- 7719701


Sacilotto propõe comemoração em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932



O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), protocolou nesta sexta-feira (17) um projeto de Decreto Legislativo em que propõe a inclusão, no calendário oficial de eventos da Câmara Municipal de Americana, de comemoração em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932.
No documento, Sacilotto relata que a revolução foi um acontecimento de grande relevância histórica para o país. “Na ocasião, os paulistas reivindicavam o fim do governo ditatorial e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição para o Brasil”, afirma.
O chefe do Legislativo lembra ainda que várias cidades do interior paulista foram palco de combates durante a revolução, sendo que três jovens americanenses foram mortos durante este período. “Muito embora derrotado no campo de batalha pela armada do governo ditatorial de Vargas, os ideais paulistas viram-se vitoriosos no campo político, tanto que, em 1934, o Brasil ganhou uma nova Constituição”, acrescenta.
Segundo Sacilotto, o objetivo é resgatar a memória deste acontecimento histórico. “Pretende-se que a Câmara Municipal de Americana dê um exemplo de civismo, resgatando a memória de acontecimento histórico importante para o povo deste Estado e para a conscientização da importância dos valores democráticos para todos os brasileiros e, antes de tudo, homenageando a memória dos americanenses que se predispuseram a enfrentar, com os riscos para a própria vida, a luta, em sentido literal, para que o Brasil obtivesse uma Constituição democrática”, conclui.
Na proposta, Sacilotto estipula que a comemoração seja feita durante sessão ordinária ou sessão solene, no período compreendido entre os dias 15 de junho e 15 de julho, no Plenário da Câmara Municipal de Americana ou em local previamente determinado.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro