0800- 7719701


Secretário de Meio Ambiente presta esclarecimentos durante sessão



O secretário municipal de Meio Ambiente Jonas Santarosa compareceu à sessão ordinária da Câmara Municipal de Americana desta quinta-feira (28), em atendimento a requerimento de autoria do vereador Odair Dias (PV), para prestar esclarecimentos sobre a campanha de conscientização da proibição do uso das sacolas plásticas em Americana e sobre a poluição da Lagoa do Piva, localizada às margens da Rodovia Anhanguera.
Sacolas Plásticas
Santarosa explicou que, com a promulgação da Lei 5.026/2010, o município passou a realizar campanhas de conscientização sobre o uso das sacolas plásticas, que serão proibidas a partir de 5 de junho. Falou ainda que a Secretaria, em parceria com a APAS (Associação Paulista de Supermercados), está realizando campanhas de educação ambiental de abril a junho, divididas em três segmentos: área comercial, organizações sociais e escolas. “Parcialmente, os resultados tem se mostrado positivos. Até o momento, mais de trinta mil pessoas foram impactadas com a campanha, que é realizada com a distribuição de folhetos e cartilhas educativas”, explicou o secretário.
Ainda segundo o responsável pela pasta, a segunda fase da campanha, que se iniciará no mês de maio, será voltada especificamente à população, sendo feita nas ruas e nas grandes redes de supermercado do município. “A equipe da secretaria de meio ambiente está nas ruas. Até o término da campanha, 100% da população de Americana será informada sobre a não utilização de sacolas plásticas”, disse.
“Outros países já adotaram a utilização de sacolas retornáveis. Americana teve essa iniciativa e tenho certeza que é apenas uma questão de tempo até que a população e os comerciantes se adequem à essa prática, que favorece a preservação do meio ambiente” concluiu.
O vereador Odair Dias, autor do requerimento que motivou o debate, parabenizou a linha de trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente e destacou a importância da conscientização da população em substituir o uso das sacolas, que demandam um longo período para se degradarem e seu descarte, na maioria das vezes, é realizado de forma incorreta.
Odair pediu ao secretário a inclusão na campanha de conscientização de temas que abordam também a importância da coleta seletiva de lixo, o consumo consciente de produtos e ainda a reutilização consciente. “Aquele jornal e aquele saquinho de frutas podem ser utilizados para descartar o lixo, ele não precisa ser jogado em outro saco como se fosse um lixo”, comentou o vereador, que destacou ainda que a coleta seletiva contribui para o crescimento econômico através da criação de cooperativas de trabalho.
O vereador Oswaldo Nogueira, por sua vez, manifestou-se contrariamente à lei que proíbe o uso das sacolas plásticas. Ressaltou, no entanto, a importância da conscientização da população quanto ao seu uso. “Tudo que é proibido e difere interesses prejudica grandes investimentos que foram feitos nesse segmento. Contudo, a campanha de conscientização do uso das sacolas plásticas é de extrema importância para o meio ambiente”, destacou.
Lagoa do Piva
Em relação à poluição da Lagoa do Piva, localizada às margens da Rodovia Anhanguera, no residencial Portal dos Nobres 2, o secretário informou que a partir do ano de 2007 a degradação da área de vegetação começou a ser percebida com maior intensidade e o nível da água também começou a subir. “Mediante essas informações, a secretaria começou a realizar trabalhos para levantar as causas do problema e iniciar os estudos para recuperação da lagoa”, disse.
Santarosa informou que a secretaria de Meio Ambiente já realizou diversos trabalhos no local e que existe um cronograma de ações que vem sendo cumprido em parceria com uma empresa contratada pela prefeitura. Segundo ele, essas obras serão concluídas até o final do ano.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 28 de abril de 2011

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro