0800- 7719701


Secretários prestam depoimentos em reunião da CEI das dívidas com fornecedores



A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Americana constituída para apurar supostas irregularidades na prefeitura municipal ouviu nesta sexta-feira (4) os secretários municipais da Fazenda, Marcos Reinaldo Castello, e de Negócios Jurídicos, Leonardo de Oliveira Burger Monteiro Luiz. Eles falaram aos membros da CEI sobre a situação encontrada na prefeitura em relação às dívidas da administração com fornecedores, prestadores de serviços, servidores públicos, bancos e órgãos governamentais.

 

Participaram da reunião o presidente da comissão, vereador Moacir Romero (PT), os vereadores membros Dr. Otto Kinsui (PMDB), Luciano Corrêa (SDD), Luiz da Rodaben (PP), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), Ricardo Hetzl (PPS), os vereadores convidados Celso Zoppi (PT), Dr. Ulisses Silveira (PV) e Tonhão do Veteranos (PMDB), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana, Toninho Forti, e advogados da prefeitura municipal.

 

Durante os depoimentos, os secretários expuseram a situação de dívidas com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), empréstimos consignados e cheques pré-datados emitidos aos fornecedores. De acordo com Castello, a dívida do município está estimada em R$ 200 milhões para o INSS. “Todo o sistema municipal hoje funciona em um ritmo oposto do que a lei determina. Não dá pra calcular exatamente o valor da dívida municipal, mas estima-se ser algo em torno de R$ 200 milhões, só para o INSS”, disse o secretário.

 

De acordo com o presidente da comissão, os depoimentos foram muito importantes para dar andamento no processo da CEI. “Foi uma reunião longa e cansativa, porém ajudou a esclarecer alguns pontos cruciais, principalmente sobre o INSS, onde podem ter acontecido algumas manobras e isso é muito grave”, avaliou.

 

Na reunião passada, um ofício foi encaminhado para o INSS para que informe o valor atualizado da dívida da administração direta e indireta, ano a ano, especificando a contribuição patronal e a dos servidores. O presidente da CEI aguarda o documento para anexar aos autos.

 

A próxima reunião acontece na segunda-feira (8), às 08h, na Câmara Municipal de Americana. “A comissão vai pegar alguns dados dos depoimentos para avaliar, e a partir daí solicitar novos documentos e discutir a convocação de novos nomes para depor”, conclui Romero.

 


Publicado em: 05 de dezembro de 2014

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro