O vereador Silvio Dourado (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre a fila de espera para poda e remoção de árvores no município.
No documento, o parlamentar cita matéria divulgada pela imprensa que relata a existência de mais de quatro mil pedidos de serviços de poda ou remoção protocolados na prefeitura que aguardam atendimento.
Dourado destaca que recebe com frequência em seu gabinete pedidos de moradores sobre o assunto e que, dada a demora no atendimento, observa alto índice de recorrência nas solicitações. O vereador aponta que, com o início da época das chuvas, os problemas relacionados à falta de poda ou remoção de árvores se intensificam.
“Nesta época do ano a situação se agrava devido às chuvas intensas, tendo em vista que as demandas de podas e remoção de árvores costumam estar ligadas à danos aos telhados das casas, fiação elétrica ou até mesmo riscos de quedas”, comenta.
O parlamentar lembra, ainda, que apresentou uma indicação em 2022 sugerindo a criação de um cronograma de serviços de zeladoria para as áreas públicas. “Esse documento tem como objetivo estabelecer um cronograma, que esteja disponível no site da prefeitura, para que a população saiba quando determinado espaço público será limpo, com ações de capinação, podas de árvores e remoção de entulho”, frisa.
No requerimento, Dourado pergunta se existe um critério regulamentar objetivo para determinação da ordem de atendimento de solicitações de podas ou remoção de árvores e, em caso de resposta positiva, quais são esses critérios. Questiona, ainda, se existe previsão regulamentar de atendimento excepcional e/ou prioritário para determinadas situações e se há uma lista com a ordem dos serviços, organizada segundo este critério e com previsão de data para realização do serviço.
Caso não haja critério para determinação da ordem de atendimento, o parlamentar pede que a prefeitura informe como o setor competente por podas e remoção de árvores ordena os pedidos a serem realizados, descrevendo os critérios de prioridade e apresentando o documento formalizador dessa ordem, onde constem as datas aproximadas de atendimento.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária. Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado em: 05 de janeiro de 2023
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
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