0800- 7719701


Silvio Dourado sugere que prefeitura adote linguagem simples na comunicação com o cidadão



O vereador Silvio Dourado (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação solicitando ao Poder Executivo a instituição da política da “Linguagem Simples” na comunicação voltada ao cidadão para facilitar a transmissão e favorecer a compreensão dos mais diversos assuntos.
 
No documento, o parlamentar relata ter sido procurado por moradores de diversos bairros da cidade que relataram dificuldades para compreender os avisos do município ou de buscar informações no site da prefeitura. “Existem projetos, leis, que possuem característica técnica específica, que dificultam o entendimento do cidadão, mesmo quando este é interessado diretamente na matéria”, aponta.
 
Dourado descreve a linguagem simples como uma técnica de comunicação com o objetivo de tornar textos e documentos mais fáceis de ler. Sendo assim, a pessoa interessada conseguiria localizar de forma rápida a informação, entendê-la e utilizá-la.
 
“A interação entre instituições e pessoas está cada vez mais inserida no mundo digital e as formas de textos utilizados pela mídia convencional mudam de acordo com a tecnologia e a velocidade cotidiana. E isso interfere na busca da atenção das pessoas para comunicar algo, mesmo que isto seja de grande interesse das partes”, destaca Silvio.
 
Na indicação, o parlamentar inseriu ainda um exemplo prático da utilização do método de comunicação e uma minuta de projeto de lei a ser elaborado pelo Poder Executivo com o objetivo instituir a prática na rotina do poder público municipal.
 
A indicação será encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.


Publicado em: 14 de maio de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro