0800- 7719701


Sindicato utiliza Tribuna Livre para se manifestar contra a implantação de OS no município



A Tribuna Livre “Dr. Waldemar Tebaldi” foi utilizada durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (28) pelo presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras, Aires Ribeiro. A entidade se manifestou contrária à contratação de Organizações Sociais (OS) na área da Saúde do município de Americana.
Ribeiro explicou que qualquer tipo de privatização dos serviços públicos fere o Artigo 37 da Constituição Federal, que determina que o serviço público deve ser executado pelos próprios servidores públicos. “Qualquer tipo de privatização de serviços é contra a Constituição”, ressaltou.
Em sua fala, o presidente citou diversos casos de prefeituras que contrataram as chamadas OS, destacando que todas sofreram prejuízos financeiros e na qualidade do atendimento na saúde. “Além de gerar um custo ainda maior aos cofres públicos, quem garantirá a qualidade do serviço no dia de amanhã?”, indagou Ribeiro.
Como sugestão para melhorar a qualidade no atendimento da área da saúde, o presidente sugeriu que a administração repense a proposta de contratação de OS e que ouça a população, representantes da área da saúde e os vereadores para que sejam apontados os principais contratempos do setor. “Vocês poderão verificar que os grandes problemas podem ter resoluções simples. Portanto, nós não abriremos mão de combater as OS para garantir a qualidade da saúde pública de Americana”, destacou.
Vereadores
Os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT), Maria de Lourdes Salvador dos Santos Ginetti (PDT) e Reinaldo Chiconi (PMDB), manifestaram apoio e agradeceram pelo alerta dado antes mesmo do projeto ter sido protocolado na câmara.
“Realmente esta iniciativa tem sido mal sucedida em outras cidades. Infelizmente foram experiências desastrosas e a nossa intenção é convocar as pessoas para que possamos resolver esse problema da saúde de uma forma democrática”, explicou Divina.
Para Zoppi, a manifestação de Aires foi feita em um momento oportuno, pois quando o projeto for protocolado na Câmara, os vereadores já estarão preparados para realizar os estudos. “Além dos estudos, temos que realizar audiência pública para detectar os pontos positivos e negativos”, explicou.
Leal e Chiconi ressaltaram a importância do alerta para que a qualidade da saúde do município não seja prejudicada com esta ação. “A privatização do serviço público menospreza os servidores, que se sentem incapazes de executar os serviços”, disse Leal.
“Se vier um projeto desta natureza, temos que abrir à população para dar transparência nesse processo”, destacou Chiconi.
Lurdinha Ginetti parabenizou Ribeiro pelo que está sendo desenvolvido pela federação em prol dos servidores públicos de todo o estado.“Espero que os trabalhos sejam conduzidos da melhor maneira possível e que a decisão de todos seja a melhor para as pessoas e para o município”, ressaltou Lurdinha.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre “Dr. Waldemar Tebaldi” é um instrumento público e pode ser usada nas sessões por qualquer cidadão, desde que inscrito com antecedência mediante solicitação protocolada na Secretaria da Casa. Na Tribuna é possível se apresentar projetos, solicitar ajuda, prestar contas de um trabalho e falar sobre diversos outros assuntos.


Publicado em: 29 de abril de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro