0800- 7719701


Solenidade abre trabalhos do Fórum Municipal Americana 2020



A Câmara Municipal de Americana iniciou nesta terça-feira (2), com a solenidade de abertura no Teatro Municipal “Lulu Benencase”, as atividades do Fórum Municipal Americana 2020. Participaram do evento o presidente Cauê Macris (PSDB) e os vereadores presidentes das comissões temáticas Adelino Leal (PT), Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), Capitão Crivelari (PP), Leonora do Postinho (PPS), Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT), Odair Dias (PV), Oswaldo Nogueira (DEM) e Valdecir Duzzi (PSDB). Também estiveram presentes o prefeito Diego De Nadai (PSDB), os 88 representantes da sociedade civil que farão parte das comissões e autoridades de toda a região.
O ex-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin, havia confirmado a participação no evento, mas foi impedido por uma convocação urgente do governador José Serra (PSDB). No entanto, encaminhou uma mensagem gravada aos participantes, que foi exibida durante a solenidade.
O presidente Cauê Macris enalteceu a importância de se pensar no futuro de Americana. “Nos próximos três meses, o fórum será um palco de discussões daquilo que a gente espera para o futuro da nossa cidade. A participação da população nas audiências públicas será essencial para fortalecer as discussões", salientou.
O prefeito Diego De Nadai (PSDB) disse que espera poder colocar em prática as sugestões que serão apresentadas no fórum e expressas na carta-compromisso. "Esta é uma importante data para a história da cidade de Americana. O fórum vai ser importante no diálogo com a comunidade e vamos dar o respaldo que a Câmara precisar para as discussões. Espero que com esse documento a gente possa determinar algumas ações das discussões que saírem daqui, desde que as condições financeiras permitam", afirmou.

O Fórum
O Fórum Municipal Americana 2020 acontecerá na Câmara Municipal de Americana entre os meses de março e maio. Sua criação foi uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, que apresentou o projeto que deu origem ao Decreto Legislativo nº 457/2009, instituindo o Fórum.
Entre os dias 3 e 22 do mesmo mês, as subcomissões temáticas se reunirão na Câmara Municipal, para debater os assuntos relativos a cada área de estudo. Na sequência, as doze comissões temáticas, presididas cada uma por um vereador, irão analisar os pontos levantados pelas subcomissões.
A partir daí, tem início a segunda fase do projeto, com a realização de audiências públicas, no Plenário da Câmara Municipal, para discussão com a população e votação das propostas apresentadas. Serão doze datas, cada uma destinada à discussão de um dos temas específicos, que são: Esporte e Cultura; Segurança Pública e Região do Polo Têxtil; Comércio e Indústria; Promoção Social e Saúde; Pessoas com Deficiência e Transporte Coletivo; Educação e Meio Ambiente; Relações da Juventude, Lazer e Direitos Humanos; Urbanismo e Obras; Acessibilidade e Turismo; Legislação Participativa e Habitação; Serviços Públicos e Prestação de Serviços; e Direito do Idoso e Emprego.
Ao término das audiências, será elaborado de 5 a 21 de maio o relatório final do Fórum, denominado “Americana 2020 – Crescimento Participativo”. As propostas de ações e de políticas públicas levantadas durante o Fórum serão encaminhadas aos Poderes da União, do Estado e do Município, bem como a seus órgãos e instituições.
O Fórum contará com a participação de autoridades, profissionais especializados, representantes de entidades, associações e demais setores da sociedade civil organizada e será aberto à população. Os trabalhos serão encerrados oficialmente no dia 26 de maio, com a apresentação do relatório final.

Programação - Fórum Municipal Americana 2020
02/03/2010 – Solenidade de Abertura às 19h30, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”
03/03 a 22/03 – Reuniões das subcomissões na Câmara Municipal de Americana
24/03 a 05/04 – Reuniões das comissões para analisar os pontos levantados pelas subcomissões, na Câmara Municipal de Americana
06/04 a 27/04 – Audiências Públicas para aprovar ou vetar os pontos levantados, no Plenário da Câmara Municipal de Americana
05/05 a 21/05 – Elaboração do relatório denominado “Americana 2020 – Crescimento Participativo”.
26/05 – Solenidade de encerramento às 19h30, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”, e apresentação do relatório final.

Serviço
Para mais informações acesse a página do Fórum dentro do site da Câmara Municipal ou envie seu e-mail para forum2020@camara-americana.sp.gov.br. 

Assessoria de Comunicação


Publicado em: 03 de março de 2010

Publicado por: Assessoria de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro