A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (5) a sétima reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). O encontro teve como tema as soluções de inovação e tecnologia para empresas do setor têxtil – um dos principais setores econômicos de Americana.
Participaram os vereadores Lucas Leoncine (PSDB) e Silvio Dourado; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros; o presidente da Fidam (Feira Industrial de Americana), Leandro Zanini; o presidente do Sinditec (Sindicato das Industrias de Tecelagens de Americana Nova Odessa Santa Barbara d’Oeste e Sumaré), Leonardo Santana; a representante do Centro Paula Souza, Silmara da Silva Azevedo; o representante do Sebrae, Anderson Santos, o coordenador da Fatec Americana, Carlos Frederico Faé; e representantes de instituições, universidades e empresas das áreas de inovação e tecnologia.
Segundo o autor do decreto legislativo que criou o Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia, vereador Silvio Dourado, o evento tem impactado nas discussões entre setores produtivos locais. “O Fórum tem trazido grandes frutos para Americana. Falávamos como a cidade se encontrava no inicio de 2012, no sentido de movimento de integração de tecnologias, e hoje percebemos que as instituições se encontram comprometidas. Tornou-se latente o desejo pelo bem comum”, enfatizou Dourado.
O vereador Lucas Leoncine destacou a importância da integração tecnológica. “Essa é a sétima edição do Fórum, um sinal de que os trabalhos têm tido impacto. Este é um tema importante para o desenvolvimento da cidade, não há outro caminho para o país a não ser integrar todos com tecnologia. Parabéns a todos que estão aqui para construir uma bela história para a cidade de Americana”, comentou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, falou da relevância do tema e elogiou o nível dos debates do Fórum. “Essa Iniciativa do Legislativo é louvável, onde o Executivo sempre se faz presente. Vejo a presença dos que estão aqui e trabalham fortemente para desenvolver inovação e tecnologia em Americana, que não é mais nem o futuro, é parte do nosso presente. Se a gente não desenvolver essa questão, a gente entra em colapso”, observou.
História e inovação no setor têxtil
Durante a reunião, Zanini destacou a contribuição da Fidam para o desenvolvimento econômico da cidade, “A FIDAM tem uma trajetória de 62 anos. Hoje temos a retomada dos eventos de negócios e tecnologia, graças a uma parceria entre entidades, empresários e poderes públicos. Em fevereiro, a TecnoTêxtil foi um marco na cidade, com mais de 300 marcas do setor têxtil representadas no evento”, contou.
O crescimento da indústria têxtil na história de Americana foi o principal tema da apresentação do assessor adjunto André Maia, da Unidade de Projetos Institucionais da Câmara Municipal de Americana. “A história da indústria têxtil é a busca pela autossuficiência na cadeia de produção, com forte influência de políticos. A importância de Carioba se dá em 1901, quando Franz Muller assume e restaura as fábricas com teares. A inauguração se deu com a presença de Antonio Álvares Lobo, o que mostra a importância que a indústria têxtil passou a ter no vilarejo. Durante todo o século XX, o poder público foi um fato decisivo para a promoção dessa indústria”, explicou.
O presidente do Sinditec, Leonardo Santana, apresentou o panorama econômico do setor atualmente. “O setor têxtil, hoje, precisa entender a História para compreender como direcionar o futuro. Esse setor mudou muito na região, muitas tecelagens foram fechadas, porque as características do setor mudaram. Hoje temos teares com alta produção, mesmo com menos maquinaria em comparação ao passado, mas é um setor cada vez mais forte na região. Buscamos isonomia: queremos que o produto importado pague a mesma quantidade de impostos, além de tributação igual entre os estados”, ponderou.
“Nossa região está em primeiro lugar em manufaturas têxteis, nosso estado é o maior no setor. Em 2020, os investimentos chegaram a um bilhão de reais. São 43 bilhões de faturamento anual. Setor de alta empregabilidade para mulheres, principalmente nas confecções”, apontou Adão de Souza, também do Sinditec.
A reunião contou ainda com apresentações do representante da rede de negócios digital LeagGroup, Luiz Henrique Dias; do consultor do Sebrae Anderson Santos, sobre o planejamento participativo e os resultados das necessidades do arranjo produtivo local (APL) têxtil; da representante do Inova - Centro Paula Souza, Silmara Azevedo; e dos representantes do projeto documental “Americana conta sua história em fatos e prosas”, Carlos Sant’Anna e Leandro Agnuzzi, com um trecho do capítulo que aborda a industrialização do setor têxtil.
A próxima reunião do Fórum terá como tema a apresentação do Hackaton para empresas do setor têxtil.
O fórum
O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana tem como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.
O fórum tem como missões também realizar estudos sobre os diversos serviços prestados pelo poder público e propor melhorias e implementações para sua otimização, utilizando práticas e soluções através da inovação, ciência e tecnologia; e promover reuniões com autoridades, empresas, entidades e sociedade civil sobre o tema.
Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao
Publicado em: 05 de abril de 2023
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
21 de janeiro de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram um projeto de lei, vinte e três requerimentos e duas moções durante...
21 de janeiro de 2025
O vereador Pastor Miguel Pires (PRD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando i...
21 de janeiro de 2025
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Léo da Padaria (PL), protocolou uma indicação na secretaria da Casa...
20 de janeiro de 2025
O vereador Dr. Wagner Rovina (PL) reuniu-se na segunda-feira (20) com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Ad...
20 de janeiro de 2025
O vereador Marcos Caetano (PL) acompanhou nesta segunda-feira (20) as obras de reforma na Unidade Básica de Saúde 15, do bai...
20 de janeiro de 2025
O vereador Jean Mizzoni (Agir) reuniu-se na sexta-feira (17) com o secretário municipal de Gestão de Convênios de Americana, Vi...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.7 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site