0800- 7719701


SSP admite mudança na Seccional de Americana e estudará reforço no efetivo



O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), e os vereadores Thiago Brochi (PSDB) e Valdecir Duzzi (PSDB) participaram nesta segunda-feira (22) de reunião com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, para apresentação de reivindicações para a Polícia Civil de várias cidades da região. Participaram do encontro o deputado estadual Cauê Macris (PSDB), o secretário de Segurança Pública de Americana, Adnei Brochi, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro, o prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin (PDT) e vereadores das cidades de Artur Nogueira, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.
Durante a reunião, o secretário Ferreira Pinto afirmou ser favorável à transferência da Delegacia Seccional de Americana – que hoje responde ao Deinter-9 (Piracicaba) – para a Deinter-2 (Campinas). O secretário se comprometeu a apresentar estudo sobre esta transferência ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). O delegado-geral Marcos Carneiro aceitou convite feito pelo deputado estadual Cauê Macris e visitará a Delegacia Seccional de Americana no próximo mês, para fazer uma nova reunião com todos os prefeitos que integram a Seccional.
Para o presidente da Câmara, a reunião foi importante para apresentar as reivindicações das cidades da região quanto à segurança. “Discutimos as necessidades de segurança que são comuns a todas as cidades da região. O secretário estadual se comprometeu a estudar as solicitações e buscar uma proposta para equacionar os problemas apresentados”, avaliou Sacilotto.
De acordo com Duzzi, é preciso investir no capital humano das corporações de segurança. “Falta investimento para que o policial que já faz parte do quadro da Polícia Civil se sinta motivado a exercer seu trabalho, e também para atrair mais pessoas para a carreira da segurança pública, que necessita e muito de gente capacitada e motivada”, destacou.
Segundo Thiago, a reunião serviu para antecipar futuros problemas que a Polícia Civil da região poderia enfrentar caso não se reestruture. “Foi uma demonstração de força das cidades da região, que se uniram por um pedido comum. Ações como essa são fundamentais para que, lá na frente, a população não sofra com uma polícia defasada, ultrapassada, mas tenha um equipamento público eficaz”, ressaltou.
Seccional
Sensível ao discurso único dos presentes e ao encaminhamento do deputado Cauê, referente à necessidade de incremento no efetivo para Polícia Civil, o secretário Ferreira Pinto afirmou ser este um grande desafio de sua pasta e que se debruçará sobre a solicitação. “Vamos estudar o que pode ser feito, além dos concursos que já estão em andamento”, disse o secretário. Convidado pelo deputado Cauê Macris durante a reunião, o delegado-geral da Polícia Civil se comprometeu a visitar a Seccional de Americana ainda em setembro, para realizar uma reunião única com todos os prefeitos da região. “Sabemos do crescimento e da pujança da região de Americana e temos muito carinho por ela, por isso aceito o convite. Nesta visita, vamos nos reunir com todos os prefeitos para definir ações. Farei também uma reunião com os delegados”, disse Carneiro.
Deinter
Além de incremento no efetivo da Polícia Civil, o pedido para que a Delegacia Seccional de Americana passe a responder pela Deinter-2, em Campinas ao invés da Deinter-9, em Piracicaba, foi prontamente defendida pelo próprio secretário. “Esta foi uma distorção do passado que precisamos corrigir. Não faz sentindo, por exemplo, Hortolândia responder a Piracicaba ao invés de Campinas. Vamos fazer um estudo, que não pode ser demorado, para apresentarmos ao governador. Esta transferência é justa”, avaliou Ferreira Pinto.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Cauê Macris
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro