A ampliação progressiva do tempo de permanência dos alunos nas instituições de ensino do município, objetivando a oferta de Educação Básica em período integral em todas as escolas de Americana, foi o principal tema debatido durante a reunião da subcomissão de Educação do Fórum Municipal Americana 2020. A subcomissão, presidida pelo vereador Odair Dias (PV), reuniu-se nesta segunda-feira (8) na Câmara Municipal de Americana.
A subcomissão é composta pelo secretário municipal de Educação, Milton Ortolan, pela presidente do Conselho Municipal de Educação de Americana (CMEA), Dalva Storare Pupo, pelo professor de educação física Anderson de Lima e pelo coordenador de karatê Rafael Soutto Lehmann.
De acordo com os membros da subcomissão, a adequação do ensino para o período integral é uma tendência que deve ser seguida e influi diretamente na qualidade da educação. “Não se pode mais pensar em educação em meio período. Deve ser integral e obrigatória”, afirmou o professor Anderson de Lima. “É de suma importância a ampliação para o período integral, pois isso permitirá também a formatação de uma grade curricular mais completa”, acrescentou a presidente do CMEA, Dalva Sorare Pupo.
O coordenador de karatê Rafael Soutto Lehmann destacou ainda a necessidade de introdução de atividades extracurriculares com caráter cultural e esportivo. “A arte, o teatro, a dança e o esporte dão visão ampla às crianças e permitem a elas enfrentarem os problemas de maneira mais completa. A educação é como a saúde: o investimento na prevenção é muito mais barato que na cura”, defendeu.
Para o vereador Odair Dias, outro aspecto muito importante é a valorização e a capacitação dos profissionais da educação. “A qualidade do ensino não deve ser uma meta, mas uma característica intrínseca à educação. Estabelecendo critérios mais rigorosos para os processos seletivos dos professores, investindo em capacitação e exigindo uma melhor qualificação dos profissionais, automaticamente a qualidade do ensino será afetada positivamente”, analisou.
No total, foram apresentadas 22 metas pela subcomissão, dentre elas a construção de mais escolas, objetivando atender principalmente a demanda de alunos de creches; a criação de uma Faculdade Municipal; a introdução do boletim eletrônico, para consulta dos pais e responsáveis via Internet; o investimento na alimentação escolar, de acordo com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); e a garantia de transporte escolar a todos os alunos que residam a uma distância superior a dois quilômetros da escola, mediante colaboração financeira da União e parceria com o Estado.
Para Odair Dias, a participação de profissionais envolvidos diariamente com a área foi fundamental para a apresentação de propostas adequadas à realidade da educação no município. “Vale ressaltar a competência dos profissionais que estão se envolvendo. Vivemos em uma sociedade democrática, então é sempre importante consultar as pessoas que vivenciam o que está acontecendo. Fica, finalmente, o convite para que toda a sociedade participe das audiências e dê a sua parcela de contribuição. É este o momento que podemos participar. Devemos nos envolver para ajudar a criar uma Americana muito melhor”, finalizou.
Odair preside também a subcomissão de Meio Ambiente, que se reúne nesta sexta-feira (12), às 19h30, na Câmara Municipal. As propostas apresentadas pelas duas subcomissões serão debatidas na reunião geral da comissão, quando serão definidas as ideias principais a serem levadas à audiência pública. A reunião geral da comissão de Educação e Meio Ambiente acontece no dia 29 de março, e a audiência pública no dia 28 de abril, no Plenário da Câmara.
Para mais informações sobre o Fórum, acesse a página especial no site da Câmara.
Assessoria de Comunicação