0800- 7719701


Subcomissão de emprego do Fórum Americana 2020 debate qualificação profissional especializada



A qualificação profissional de acordo com as demandas do mercado de trabalho foi um dos assuntos debatidos durante a reunião da subcomissão de emprego do Fórum Municipal Americana 2020. A subcomissão, presidida pelo vereador Adelino Leal (PT), reuniu-se nesta quarta-feira (17) na Câmara Municipal de Americana.
A subcomissão é composta pelo presidente da Associação de Amparo ao Menor Carente de Americana, José Roberto Vieira, pelo diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Fabrizio Racanelli, pelo presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Americana, Luis Mendes Júnior, e pela professora da Unisal, Diva Maria Patrício.
Durante o encontro, os participantes destacaram que o problema não é a falta de oportunidades de trabalho, mas sim a falta de mão de obra qualificada para as vagas existentes. Para o diretor do PAT de Americana, a qualificação de mão de obra especializada para atender a demanda do setor produtivo deve ser muito bem aplicada nos próximos dez anos. “Temos que trabalhar muito na qualificação profissional que atenda a demanda do setor produtivo. É preciso não só atender a necessidade do trabalhador de ser qualificado, como também a do empresário, que precisa de uma mão de obra específica para determinada função”, destacou Racanelli.
Os participantes da subcomissão falaram sobre o resgate da questão social que envolve o orgulho e o prazer pelo trabalho. “Antigamente a profissão, seja ela qual fosse, era um orgulho para pais e filhos e hoje esse orgulho não existe mais. É fundamental o resgate do prazer pelo trabalho, e temos que começar a educar desde cedo, para formar profissionais conscientes da importância do trabalho no crescimento pessoal”, explicou Vieira.
“Esse resgate tem que ser feito na escola, com as crianças, como estão sendo feitos hoje com a questão ambiental, que já está se criando cidadãos mais conscientes. Se elas tiverem essa formação, saberão desde cedo a importância do trabalho no crescimento da pessoa como ser humano. Isso é um dos fatores mais importantes e um aprendizado para toda a vida”, disse Racanelli.
Durante a reunião, foram apontados alguns problemas enfrentados no setor, entre eles a falta de vontade de muitas pessoas em trabalhar. “È triste saber que muitos trabalhadores contam os dias para saírem das empresas para que possam ficar alguns meses recebendo o seguro desemprego, isso é algo que não contribui para o crescimento do país e não contribui para o crescimento do ser humano”, destacou Leal.
Outra meta apontada foi a criação de políticas públicas para o incentivo ao empreendedorismo, principalmente voltados às pessoas da melhor idade. “A população idosa deve aumentar nos próximos anos, e por meio de dados foi constatado que essa camada da sociedade procura se dedicar ao negócio próprio, portanto, o incentivo ao empreendedorismo é uma questão muito importante a ser trabalhada”, disse o presidente da subcomissão.
“A reunião foi muito produtiva, pois foram expostos os problemas do setor e propostas sugestões fundamentais para a inclusão das pessoas no mercado de trabalho. Existem muitas vagas de emprego, mas falta qualificação especializada. Para isso, temos que criar mecanismo para adequar essas oportunidades aos trabalhadores, para que tenham um futuro promissor”, concluiu Leal.
Leal preside também a subcomissão de Direito do Idoso, que se reuniu no dia 10. As propostas apresentadas pelas duas subcomissões serão debatidas na reunião geral da comissão, quando serão definidas as ideias principais a serem levadas à audiência pública. A reunião geral da comissão de Direito do Idoso e Emprego de no dia 30 de março, e a audiência pública no dia 6 de abril, no Plenário da Câmara.
Para mais informações sobre o Fórum, acesse a página especial no site da Câmara.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 18 de março de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro