0800- 7719701


Subcomissão de Relações da Juventude e Lazer do Fórum Americana 2020 debate sobre a falta de lazer na cidade



A subcomissão de Relações da Juventude e Lazer do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pelo vereador Valdecir Duzzi (PSDB), reuniu-se nesta segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Americana. Durante o encontro, foram discutidas e apresentadas metas para a criação de atividades de lazer com foco cultural, criação de bibliotecas nos bairros periféricos, desburocratização na emissão de alvará, revitalização e melhoria da utilização dos espaços destinados a praças e parques públicos, entre outros temas.
A subcomissão é composta pelos promotores de eventos Agnaldo Dias Bicalho Júnior, Anderson Rodrigues, Julio César Tomaz Silva e Maria Lucidalva dos Santos Pereira de Oliveira.
Um dos principais pontos abordados foi a revitalização e a melhor utilização dos espaços públicos, principalmente nos bairros periféricos. De acordo com Lucidalva, a falta de lazer para os jovens da cidade é um grande problema. “Existem espaços públicos que precisam ser totalmente reformados e dados melhor utilidade, como a realização de projetos culturais que envolvam os jovens dos bairros”, afirmou.
A promotora de eventos ressaltou também a necessidade da revitalização das regiões das praias Azul e dos Namorados, transformando-as em pontos turísticos. Falou ainda sobre a dificuldade de realizar eventos nessas regiões. “A Prefeitura sempre impede a realização de eventos em lugares que deveriam ser área de lazer e que hoje se encontram abandonados”, acrescentou.
Rodrigues defendeu a necessidade da criação de eventos educativos para prevenir e combater o consumo de drogas, através de palestras, distribuição de cartilhas e melhoria do policiamento preventivo, tanto na área central como nas periferias. “Seria importante se o Poder Público incentivasse os jovens a participarem de alguma atividade, seja ela de lazer, cultural ou esportiva. Isso diminuiria muito a quantidade de jovens que ficam nas ruas e acabam entrando no mundo das drogas”, destacou.
Outro assunto debatido foi a criação de bibliotecas nos bairros periféricos, dando melhor aproveitamento aos centros comunitários dos bairros, tal como a realização de programas de incentivo a leitura. Silva falou da necessidade da continuidade e revitalização das obras das pistas de skate do bairro Antonio Zanaga e do Complexo Esportivo Ayrton Senna.
Outro ponto destacado durante a reunião foi relacionado a desburocratização da emissão de alvarás. De acordo com Bicalho, a questão burocrática atrapalha o lazer da cidade. “Pela burocracia, acabam ocorrendo eventos sem os alvarás e para que isso não ocorra é necessário a criação de condições para que as empresas e a mão de obra de Americana sejam mais bem aproveitadas”, frisou Bicalho. Ele apontou ainda a necessidade da elaboração de uma lei municipal exigindo que as empresas prestadoras de serviços nos eventos sejam cadastradas junto à prefeitura.
Também foram apresentadas as seguintes metas: fomentação do turismo em Americana; criação da semana ecumêmica de eventos artísticos; retorno da Festa das Nações; criação da caravana da alegria, com a finalidade de levar diversão e entretenimento aos bairros; criação de um centro municipal de recuperação a dependentes químicos; realização de um festival de música só com a participação de artistas da cidade e a construção de pistas de bicicross nos bairros.
Para Valdecir Duzzi, o principal ponto discutido foi a falta de lazer e entretenimento, aspectos em que a cidade deixa a desejar. “Espero os anseios de todos aqui sejam realizados, e que os jovens possam ter, dentro de uma década, mais lazer e cultura não só nos bairros, como espalhados por toda a cidade”, disse.
O vereador destaca ainda a importância da realização de festas e a instalação de casa noturnas na cidade. “Desde que sejam respeitados os direitos da individualidade e que não prejudique nenhum vizinho, seria bom que tivéssemos casas noturnas funcionando na cidade, para que as pessoas fiquem na cidade e possam gastar seu dinheiro aqui. Isso ajuda a fortalecer a economia local e o desenvolvimento de nosso município”, concluiu.
Duzzi preside também a subcomissão de Direitos Humanos, que se reúne na segunda-feira (22), às 19h30, na Câmara Municipal. As propostas apresentadas pelas duas subcomissões serão debatidas na reunião geral da comissão, quando serão definidas as ideias principais a serem levadas à audiência pública. A reunião geral da comissão de Juventude, Lazer e Direitos Humanos acontece no dia 29 de março, e a audiência pública no dia 12 de abril, no Plenário da Câmara.
Para mais informações sobre o Fórum, acesse a página especial no site da Câmara.
Assessoria de Comunicação





Publicado em: 16 de março de 2010

Publicado por: Ass

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro