0800- 7719701


Subcomissão do Fórum Americana 2020 aponta metas para valorizar a Cultura



A criação de um instrumento jurídico específico para a captação de recursos para cultura foi um dos assuntos debatidos durante a reunião da subcomissão de Cultura do Fórum Municipal Americana 2020. A subcomissão, presidida pela vereadora Divina Bertalia (PDT), reuniu-se nesta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Americana.
A subcomissão é composta pelo diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo, Melquesedec Ferreira, pelo presidente da Associação Espaço Cultural Fábrica das Artes, Carlos de Souza Justi, e pela professora Fanny Olivieri.

Durante a reunião, os membros da subcomissão debateram diversos assuntos importantes para a criação de meios de divulgar, difundir e valorizar a cultura de Americana. A sugestão apresentada foi a criação de um instrumento jurídico específico para a captação de recursos, através de incentivos fiscais por meio do ISSQN e do IPTU, com destinação de percentual fixo ao Fundo Municipal de Apoio a Cultura (FMAC).

Os participantes da subcomissão falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos artistas, principalmente para conseguir apoio dos empresários, tanto para a execução quanto para a divulgação da cultura na cidade. “Além de todas as dificuldades enfrentadas pela falta de recursos, a cultura ainda tem uma tarefa difícil, que é a de formar o público. Outros setores como a educação, a saúde e o esporte já têm o seu público formado, portanto há a necessidade de valorizar e criar mecanismos para propagar a cultura da cidade”, explicou Ferreira.

A criação de espaços públicos multiculturais para atender pequenas e médias produções, tanto na área central como nos bairros, para apresentações e fomento de projetos culturais produzidos por artistas da cidade foi outro assunto discutido durante a reunião. “Da mesma maneira que o Poder Público tem a obrigação de investir em saúde e educação, ele teria que ter a obrigação também de investir na cultura dos cidadãos”, destacou Justi.

Durante o encontro, Divina falou sobre a importância da valorização da cidade e do incentivo às boas maneiras. “As pessoas de Americana precisam ter um ‘choque de cidadania’, para saberem que todos nós temos deveres como cidadãos e não só direito, pois isso também é fundamental na formação da cultura dos moradores da cidade”, frisou.

Também foram apresentadas as seguintes metas: criação de um setor na Secretaria de Cultura com funcionários especializados em fo;matação de projetos para atender aos artistas; criação do selo da cultura; defesa à cultura de essência; construção de centro de convenção; criação de museu têxtil; incentivo à pesquisa; e divulgação dos produtos culturais da cidade; fomentação de projetos contínuos em longo prazo.

Divina disse considerar o resultado da reunião muito proveitoso para a cidade. “Considerando que as três pessoas que participaram são comprometidas com a essência da cultura da cidade, podemos afirmar que houve um grande ganho na busca de instrumentos que viabilizam a busca por patrocínio. A produção cultural americanense existe, mas temos que avançar muito ainda. Temos excelentes artistas e nosso produto cultural é muito bom, nós só temos que convencer os empresários que a cultura é um bom marketing”, afirmou.

“É necessário que Americana crie alguns espaços ligados à sua identidade, como um museu têxtil e um museu da memória. Essas são duas iniciativas importantes que caminham na direção da valorização da história da cidade e da alma do americanense”, concluiu a parlamentar.

Divina preside também a subcomissão de Esporte, que se reuniu no dia 9. As propostas apresentadas pelas duas subcomissões serão debatidas na reunião geral da comissão, quando serão definidas as ideias principais a serem levadas à audiência pública. A reunião geral da comissão de Esporte e Cultura acontece no dia 30 de março, e a audiência pública no dia 6 de abril, no Plenário da Câmara.

Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro