A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (5) sessão solene de entrega de título de cidadão americanense ao senhor tenente-coronel PM Sérgio Ricardo Veneziani Kanno, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada pelo projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PSD).
Participaram da solenidade o autor da homenagem, vereador Capitão Crivelari, os vereadores Oswaldo Nogueira (DEM) e Tonhão do Veteranos (PMDB), o secretário municipal de Segurança Pública Adinei Brochi, representando o prefeito de Americana Diego de Nadai, o comandante do 48º BPM/I de Sumaré, tenente-coronel PM Antonio Bueno de Oliveira Neto, o delegado titular do DIG-Americana, senhor Cláudio Eduardo Nogueira Navarro, o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Americana, senhor Anderson Ferreira de Andrade e a major PM Damicélia Ferreira de Lima Kanno, além de convidados e familiares do homenageado.
Durante o uso da palavra, Crivelari enalteceu a história de vida e o trabalho desenvolvido pelo homenageado. “Existe um trecho do hino de Americana que diz ‘aqui, os homens bravos prosperam’. Tenente-coronel Kanno, aqui o senhor veio, o conheci como capitão, voltou ao comando da unidade como tenente-coronel e aqui prosperou. A tropa que está sob o seu comando tiveram a satisfação de tê-lo sob o seu comando. Todos são unânimes em falar sobre o seu trabalho, empenho e dedicação. Sabemos da dificuldade que é cuidar da segurança pública, e Americana hoje tem uma reputação de cidade com ótima segurança pública, graças ao seu trabalho. Parabéns”, disse o parlamentar.
“Nós todos sabemos que estamos vivendo em uma região de altíssima dificuldade com relação à segurança. Americana tem em seu entorno um barril de pólvora e os senhores, com muito esforço e dedicação, estão conseguindo manter Americana com um padrão de segurança bom, oferecendo para nós essa garantia de poder ir e vir com tranquilidade. Parabenizo o tenente-coronel Kanno pelo trabalho e, através desta homenagem, estamos homenageando também todos os integrantes do 19º Batalhão”, declarou o vereador Oswaldo Nogueira.
“É uma satisfação muito grande estar aqui homenageando uma pessoa que luta, que dá sua vida em prol da população, da nossa segurança. Parabéns a todos vocês que trabalham pela nossa segurança e, em especial, parabéns ao tenente-coronel Kanno”, afirmou o vereador Tonhão do Veteranos.
O homenageado dividiu o merecimento do título com os demais policiais militares que atuam em Americana. “Tenho absoluta certeza de que não mereço metade dessas palavras que vocês dedicaram a mim, mas são palavras que compartilho com todos os policiais militares aqui presentes, e os ausentes também. Ninguém mais do que o nosso policial militar que está no dia a dia, batalhando, prestando o serviço de segurança pública, merece este título. Vocês me ajudam incondicionalmente a construir essa estrutura de segurança que Americana hoje possui”, discursou.
Sérgio Ricardo Veneziani Kanno
O Tenente-Coronel PM Sergio Ricardo Veneziani Kanno nasceu em 16 de setembro de 1961, em São Paulo. Filho de Kiyoshi Kanno e Maria Tereza Veneziani Kanno. Passou a infância em companhia dos pais na capital paulista. À época, seu esporte predileto era o judô, chegando à faixa marrom.
Aos 22 anos ingressou na Academia de Policia do Barro Branco. Em 1984 foi declarado Aspirante Oficial, em 85 promovido ao posto de 2º Tenente e logo em seguida a 1º Tenente, em 1989.
Casou-se em 1994 se casou com Damicelia Ferreira de Lima, atualmente Sub Comandante Major no 48º BPM/I, na cidade de Sumaré.
No ano de 1996, Kanno teve duas alegrias: o nascimento de sua filha Julia e a promoção ao posto de Capitão. Sua segunda filha, Paula, nasceu em 1998.
Após longa trajetória permeando cursos em universidades civis e centros de treinamento da Corporação, especializou-se também em Condução de Motocicletas em Atividade Policial, Metodologia Cientifica e Programação, Direção Defensiva, Resgate, Gestão de Qualidade, Tiro defensivo, Invasão e Progressão Tática.
Em 2006, nasce sua terceira filha, Luiza. Em 2007, foi elevado ao posto de Major, primeiro posto de Oficiais Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Trabalhou em diversas Unidades, como Décimo Quinto Batalhão de Policia Militar Metropolitano, Primeiro Batalhão de Policiamento de Trânsito, Diretoria de Apoio Logístico, e Décimo Terceiro Batalhão de Policia Militar Metropolitano, entre outros. Atualmente, atua como Tenente–Coronel no Décimo Nono Batalhão de Polícia Militar do Interior.
Homenagens
O título de cidadão americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de cidadão emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Texto e foto: Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação