0800- 7719701


Thiago Brochi visita Unidade de Atendimento Domiciliar e conhece demandas do setor



O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), reuniu-se nesta segunda-feira (20) com a coordenadora da UAD (Unidade de Atendimento Domiciliar) da secretaria municipal de Saúde, Silvana Teixeira. O objetivo foi conhecer as demandas do setor e buscar alternativas para auxiliar o departamento.

 

A UAD está sediada no prédio da antiga unidade básica de saúde do São Vito, na Rua Chucri Zogbi. A atenção domiciliar surgiu como alternativa para oferecer atendimento aos usuários que não podem se locomover até os serviços de saúde do município, proporcionando uma assistência com maior qualidade.

 

De acordo com a coordenadora, a equipe multidisciplinar é composta por coordenador, médicos clínicos, fonoaudiólogo, nutricionistas, enfermeiros, assistente social, psicólogo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem e de serviços gerais, auxiliar administrativo, escriturário e motoristas.

 

Ainda segundo Silvana, são desenvolvidas orientações aos cuidadores e supervisão do tratamento e cuidados, além do acompanhamento do paciente desde a sua chegada até a alta, internação ou óbito. A unidade atende pessoas totalmente acamadas que usam sonda vesical de demora (urina), sonda nasoenteral (alimentação), curativos e oxigenoterapia domiciliar. São atendidos residentes de Americana e tem tenham um cuidador identificado.

 

“Vale lembrar que a UAD não realiza atendimento de urgência e nem de emergência. Para esses casos, a referência é o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi ou o Pronto-Atendimento do bairro Antônio Zanaga”, ressaltou Silvana.

 

“Viemos conhecer de perto as demandas da UAD, que desde outubro do ano passado foi transferida do Jardim Guanabara para a antiga UBS do São Vito. As necessidades do órgão dizem respeito principalmente a veículos para o transporte de funcionários, insumos e medicamentos até os pacientes”, comentou Brochi.

 

Ao final da visita, o parlamentar informou que irá apresentar requerimento na Câmara pedindo informações oficiais do Poder Executivo a respeito do funcionamento da UAD, bem como indicações sugerindo a destinação de veículos e reparos no banheiro.


Publicado em: 20 de março de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro