0800- 7719701


Thiago Martins reúne representantes de 13 cidades da RMC para debater melhorias para a Represa do Salto Grande



Presidentes de Câmaras Municipais de treze cidades da região metropolitana de Campinas participaram nesta sexta-feira (2), no Centro de Cultura e Lazer de Americana, de uma reunião da Associação do Parlamento da RMC para debater melhorias para a Represa do Salto Grande.

 

A convite do presidente da Câmara Municipal de Americana e 2º vice-presidente do Parlamento, vereador Thiago Martins (PV), participaram do encontro os presidentes das Câmaras Municipais de Campinas, vereador Zé Carlos (atual presidente do Parlamento); de Jaguariúna, vereador Afonso Lopes da Silva; de Indaiatuba, vereador Jorge Luís Lepinsk; de Monte Mor, vereador Alexandre Pinheiro; de Santa Bárbara d'Oeste, vereador Joel do Gás; de Arthur Nogueira, vereador José Pedro de Jesus Paes; de Holambra, vereador Mauro Sérgio de Oliveira; de Hortolândia, vereador Paulo Pereira Filho; de Nova Odessa, vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé; de Cosmópolis, vereador Renato Trevenzolli; e de Mogi Mirim, vereadora Sonia Modena. Também estiveram presentes o presidente emérito do Parlamento da RMC, Hélio Ribeiro, o diretor-executivo da Agemcamp, Benjamin Bill Vieira de Souza, o prefeito de Americana, Chico Sardelli, o vice-prefeito, Odir Demarchi, o secretário de Meio Ambiente de Americana, Fábio Renato de Oliveira, o superintendente do DAE-Americana, Carlos César Gimenez Zappia, representantes da Guarda Municipal e os vereadores Gualter Amado (Republicanos), Leco (Podemos) e Léo da Padaria (PV).

 

Durante o encontro, os parlamentares trataram de questões relacionadas ao meio ambiente e à crise hídrica regional e o debate se concentrou na atual situação da Represa do Salto Grande. Segundo Martins, a represa sofre há anos com o descarte de esgoto doméstico e resíduos industriais das cidades que estão a montante do município, o que acarreta consequentemente na piora da poluição do reservatório, principalmente em períodos de estiagem. "A reunião foi muito importante porque conseguimos movimentar representantes das cidades para tratar deste tema e cobrar que soluções sejam trabalhadas. Precisamos unir forças para mudar esse cenário e cuidar deste importante patrimônio não só da nossa cidade, mas da nossa região como um todo", comentou.

 

O prefeito Chico Sardelli disse que Americana não está se eximindo de cumprir com sua responsabilidade e investir para a melhora no tratamento de seu esgoto, porém não pode aceitar passivamente que dezoito municípios que estão a montante da represa despejem o esgoto in natura no reservatório. "Estamos organizando uma agenda para que possamos visitar os prefeitos destas cidades para trabalhar em soluções concretas para a despoluição e contamos com o apoio do Parlamento Metropolitano nesta causa”, disse.

O presidente do Parlamento Metropolitano da RMC, vereador Zé Carlos, colocou o Parlamento à disposição para auxiliar Americana no que for possível e enfatizou a importância das Câmaras Municipais atuarem de forma conjunta com os Executivos e agências institucionais na solução dos problemas que afetam a região.

 


Publicado em: 02 de julho de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro