0800- 7719701


UMA BREVE HISTÓRIA DO CASARÃO DO SALTO GRANDE



TAIPA E MADEIRA DE LEI
O Museu Histórico Municipal Dr. João da Silva Carrão está instalado na sede da antiga Fazenda Salto Grande, que fica na confluência dos rios Atibaia e Jaguari, nascente do Rio Piracicaba, na cidade de Americana.
Originária da concessão de Sesmaria em 1790, a casa sede, que hoje abriga o Museu, foi construída em taipa, com estrutura e fundações em madeira de lei. Suas paredes chegam a ter um metro de espessura e até 12 metros de pé direito. Em estilo colonial, é a única construção do início do séc. XIX, na região.
Importante fazenda nos diversos períodos de sua ocupação – com diferentes produções agrícolas – foi propriedade particular até a década de 1970, quando foi assumida pela Prefeitura Municipal de Americana, que constituiu ali a sede do Museu. O Museu recebeu o nome de ‘Dr. João da Silva Carrão’, uma homenagem ao presidente da Província de São Paulo, à época da imigração dos norte-americanos para a região.
ACERVO DIVERSIFICADO
Tombado pelo Condephaat/ Estado de São Paulo, em 1982, o Museu possui um acervo diversificado. Formado por documentos, objetos, maquinário e todo um universo de testemunhos materiais, o Museu conta a história da consolidação da cidade, do desenvolvimento e da comunidade local e dos diferentes períodos que o Casarão testemunhou.
Em março de 2000, através do Decreto Nº 44.735, de 03/03/2000, o Museu foi finalmente municipalizado pelo governador Mário Covas. O decreto de doação estipula: “Mesmo na condição de órgão municipal, estes museus deverão fazer parte do sistema Estadual de Museus e receber orientação técnica necessária do Grupo Técnico”.
FECHADO DESDE 2002
O Museu está fechado ao público desde dezembro de 2002 e está sendo preparado para uma ampla reforma, que prevê a instalação de elevador, rampas, adequando o espaço também aos portadores de necessidades especiais. As reformas prevêem melhorias da capacidade de recepção de público, inclusive com instalação de auditório para desenvolvimento de diversos projetos e reformulação de banheiros, entre outras melhorias. O Projeto já possui aprovação do Condephaat/MinC, e apenas aguarda captação de recursos junto à iniciativa privada para ser viabilizado.
Atualmente o Museu tem mantido procedimento adotado desde agosto de 2003, com o recebimento apenas de visitas monitoradas pelo Projeto Raízes, totalizando 1579 visitantes no 1º semestre de 2007 (1.484 estudantes excursionistas e 95 adultos e/ou acompanhantes).
As visitas monitoradas tem o objetivo de proporcionar ao visitante o conhecimento do conteúdo histórico local e da região. Está previsto que durante a reforma haverá a continuidade da visitação monitorada.
Ao acompanhar o processo – lento e trabalhoso – dos trabalhos de preparação e de recuperação de um prédio como o nosso, as crianças poderão desenvolver laços de comprometimento e participação, fundamentais na construção de valores agregados à preservação.
O Museu Histórico está localizado na Av. Nicolau João Abdalla, n. 5005, Salto Grande/ Americana - S.P. CEP 13475-625, TEL.: (19) 3469.1898
Mais informações poderão ser obtidas também pelo e-mail: museuhistorico@americana.sp.gov.br


Publicado em: 20 de outubro de 2008

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro