0800- 7719701


Unisal recebe prêmio de cidadania “Trote Solidário”



A Câmara Municipal de Americana realizou nesta sexta-feira (28) a entrega do Prêmio de Cidadania “Trote Solidário”, oferecido anualmente pela casa e motivado por um projeto de decreto legislativo do vereador Capitão Crivelari (PP). Três instituições de ensino se inscreveram e desenvolveram projetos sociais envolvendo os alunos veteranos e calouros, em uma ação que substituiu a violência do chamado trote, por ações como arrecadação de donativos.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), os vereadores Adelino Leal (PT), Divina Bertalia (PDT), Capitão Crivelari, Odair Dias (PV), o membro da comissão julgadora Daniel Coimbra de Souza, os representantes das instituições de ensino inscritas e alunos que participaram das atividades.
A vencedora do prêmio foi o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), que desenvolveu com os alunos o projeto “Trote do Bem”. Dividido em duas partes – “Mostra Criativa”, implantada há cinco anos na instituição, e “Gincana da Solidariedade”, presente há quatro anos –, o “Trote do Bem” teve como objetivo interagir calouros e veteranos em atividades culturais e de solidariedade. Os alunos que participaram do projeto arrecadaram 3.667 livros infantis e juvenis que serviram para reformular a biblioteca da “Casa de Dom Bosco”, entidade beneficente do Centro Unisal.
Cássia Fossaluza Ferreira, professora e assessora de comunicação do Centro Unisal, explicou que a faculdade incentiva o trote solidário desde 2008. Ela destacou também o esforço do curso de Serviço Social. “Uma lição que podemos destacar foi de uma aluna que se negou a receber o prêmio da gincana interna, alegando ter chegado depois das outras alunas do curso. Já plantamos a sementinha! Essa foi a melhor resposta de uma iniciativa nossa”, discursou. “Espero que a gente continue sempre nesse caminho de melhorar a educação, pois a educação só depende da gente”, concluiu.
Menções honrosas
A FAM (Faculdade de Americana) recebeu Menção Honrosa pelo importante trabalho que desenvolveu com os alunos no “Trote Solidário – Colorindo Vidas”. A instituição arrecadou materiais escolares e montaram 375 kits com lápis de cor, sulfite, lápis preto, canetas, borrachas, apontadores, giz de cera, massa de modelar e cadernos, que foram entregues a seis instituições de caridade de Americana e Santa Bárbara D’Oeste.
Também recebeu Menção Honrosa o IESA (Instituto de Ensino Superior de Americana), que arrecadou 180 quilos de alimentos, produtos de higiene e limpeza, e R$ 176,00 (cento e setenta e seis reais) em dinheiro. Os alimentos, os produtos e o dinheiro foram destinados ao Lar Batista de Americana que acolhe meninos de 10 anos a 17 anos e onze meses.
Daniel Coimbra de Souza, membro da comissão que analisou os trabalhos realizados pelas instituições de ensino, enalteceu todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e explicou os critérios utilizados na escolha do vencedor. “Analisamos o material escrito que as instituições nos enviaram e também os vídeos. A disputa foi acirrada, pois as três instituições apresentaram um bom trabalho”, afirmou.
Vereadores
O vereador Capitão Crivelari, autor do projeto que motivou a criação do prêmio, enfatizou que as instituições alcançaram o objetivo proposto pelo trote solidário: proporcionar uma recepção saudável aos calouros. “Nós vimos trabalhos maravilhosos através do empenho dessas instituições em promover uma recepção marcante, tornando este um momento de júbilo e alegria, agregando valores a esses alunos que estão ingressando na vida acadêmica”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), falou que como professor sabe da importância que têm o Trote Solidário na vida dos calouros. “O ‘Trote Solidário’ leva aos alunos a cidadania e o respeito ao próximo. Nós temos que educar e manter o respeito se quisermos ser respeitados, e essas Instituições de Ensino estão dando esse respeito”, disse.
Os vereadores Adelino Leal, Divina Bertalia e Odair Dias também utilizaram a palavra para parabenizar as instituições de ensino e os alunos pelo trabalho realizado.
Prêmio de Cidadania “Trote Solidário”
O Prêmio de Cidadania “Trote Solidário” foi criado por meio do projeto de Decreto Legislativo nº. 7/2009, de autoria do vereador Capitão Crivelari aprovado em março de 2009. “O objetivo é reduzir cada vez mais a violência aos alunos ingressantes e estimular a cidadania”, explicou Crivelari.
O prêmio é concedido aos cursos de nível superior e aos Centros Acadêmicos das Faculdades e Universidades de Americana que se destacarem na organização de recepções aos calouros, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 28 de março de 2011

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro