0800- 7719701


Vagner Malheiros pede informações e cobra providências sobre falta de água em Americana



 

O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações à prefeitura sobre planos, projetos e ações que a administração pública e o DAE (Departamento de Água e Esgoto de Americana) pretendem executar para solucionar os problemas de falta de água na cidade.

 

De acordo com o parlamentar, a falta de água será um dos principais desafios da nova administração. “Há uma crise no sistema de captação, tratamento e distribuição de água na cidade de Americana, onde instalou-se um sério problema de saneamento básico afetando todos os bairros da cidade”, aponta.

 

“Segundo consta, a falta de investimentos na manutenção e melhoramento do sistema por várias administrações anteriores fez com que redes, equipamentos e estruturas se deteriorassem, sendo necessário atualmente um aporte financeiro na casa dos R$ 350 milhões para minimizar o desabastecimento geral de água. Informações oficiosas dão conta de que, mesmo se houvesse atualmente no caixa do DAE este valor, seriam necessários pelo menos 24 meses para equacionamento dos problemas”, acrescenta Malheiros.

 

No requerimento, o vereador pergunta quais os planos, projetos e ações que a administração pública e o DAE têm estabelecido para solucionar o problema de água e qual o valor estimado para garantir minimamente o funcionamento regular do sistema de captação, tratamento e distribuição de água.

 

Malheiros questiona, ainda, se a prefeitura e o DAE já buscaram ações que visam obter recursos federais e estaduais ou até mesmo empréstimos, linhas de crédito com o BNDES ou termos de cooperação. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária que acontece nesta quinta-feira (28), às 14h.

 


Publicado em: 26 de janeiro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro