0800- 7719701


Vagner Malheiros pede informações sobre políticas públicas de combate à violência contra a mulher



O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.

 

No documento, o parlamentar destaca que o entendimento da violência contra a mulher como um problema de saúde pública é indispensável para que exista acolhimento receptivo, procedimentos adequados e a prestação de informações oportunas de acordo com cada crime ou situação de constrangimento.

 

“Não há dúvida de que muitos homens ainda enxergam as mulheres como objeto, supondo ter sua posse e propriedade. Em 2019, 12,5 milhões de mulheres foram vítimas de ofensa verbal, 4,7 milhões sofreram empurrão, chute ou batida e outros 4,6 milhões de brasileiras foram agredidas fisicamente por motivos sexuais”, relata Malheiros.

 

No requerimento, o parlamentar questiona se o poder público municipal possui programas de atendimento integral e multidisciplinar à mulher e se o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) inclui essas mulheres em estado de vulnerabilidade nos programas assistenciais do governo.

 

O vereador pergunta ainda se há políticas públicas de inserção dessas mulheres no mercado de trabalho e se existe capacitação de educadores, assistentes sociais, profissionais da saúde e segurança pública municipal para detectar situação de violência e encaminhar a vítima aos serviços da rede de atendimento.

 

Por fim, Malheiros questiona se o município possui Centro de Referência da Mulher e programa de patrulha pela Guarda Municipal para atendimento às ocorrências de violência contra a mulher. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quinta-feira (8).


Publicado em: 06 de julho de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro