0800- 7719701


Vereador Oswaldo e Prefeito de Americana pedem redução de detentos do CDP e novo Centro de Zoonoses ao governador do Estado



O vereador Oswaldo Nogueira (PFL) e o prefeito de Americana, Erich Hetzl Júnior (PDT), se reuniram, na tarde de ontem (18/05), com o governador do Estado, Cláudio Lembo (PFL), para apelarem para a emergência na redução da população carcerária do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana. O vereador e o chefe do Executivo também solicitaram reforço do efetivo da Polícia Civil para a Delegacia Seccional de Americana, que atende nove municípios da região e também para as demais unidades policiais da cidade.
De acordo com as estatísticas da Delegacia Seccional, a defasagem de funcionários é maior a cada ano na região. Em Americana, nos últimos seis anos, o número total de ocorrências praticamente dobrou. Em 2000 o número registrado de ocorrências, tanto criminais quanto não criminais, foi de 8198, para 197 funcionários, enquanto este ano já foram registradas 16693 ocorrências e o número de funcionários externos e internos reduziu para 114.
O vereador, que intermediou a reunião, aproveitou o encontro para tratar de dois outros assuntos considerados emergenciais para o município. O primeiro é a liberação de verba, no montante de R$ 380 mil, para construção de um novo Centro de Zoonoses, destinado especialmente aos animais de rua e um convênio entre o Estado e a Prefeitura, que viabilize a utilização do laboratório do Instituto de Zootecnia (IZ), de Nova Odessa, para análise de exames necessários para a Uvisa (Unidade de Vigilância Sanitária), como para os casos de análises dos carrapatos estrelas.
“A reunião foi muito proveitosa e o governador se comprometeu a enviar funcionários ao menos para equiparar o quadro apresentado no ano de 2000 na Seccional e também de liberar, assim que possível, recursos para o novo Centro de Zoonoses, que hoje funciona num local inadequado, que necessita de reformas e em um imóvel alugado, com custos para a administração”, explicou Nogueira.
De acordo com o vereador, o governador se comprometeu também a analisar com carinho a situação da unidade carcerária de Americana. “Ele disse que irá estudar a situação do Centro de Detenção e a transferência de detentos, mas adiantou que a curto prazo ficará difícil, até pelo grande número de presos recentemente com os ataques ligados ao PCC”, complementou.
Quanto ao convênio entre o IZ e a Uvisa, o governador já encaminhou o pedido e solicitou providências para o andamento do projeto junto a sua assessoria. Um Projeto de Lei deverá ser enviado pelo Executivo para que seja aprovado pelos vereadores.



Publicado em: 19 de maio de 2006

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro