Vereador Ramos intermediou aprovação de restauração do Casarão de Americana junto ao Ministério da Cultura
A aprovação do projeto de restauração do Museu Histórico e Pedagógico Doutor João da Silva Carrão, conhecido como “Casarão”, de Americana, este mês, se deve ao trabalho da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Americana, que aguardava o resultado do processo, mas principalmente se deve à intermediação do vereador Davi Gonçalves Ramos (PCdoB), que acompanhou o prefeito Erich Hetzl Júnior (PDT) e o secretário de Governo, Orestes Camargo Neves, no final do mês de maio, em audiências agendadas pelo próprio parlamentar, em diversos Ministérios, em Brasília, com objetivo de agilizar processos e liberar verbas federais para projetos na cidade de Americana.
Enquanto o prefeito se reunia com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros prefeitos e autoridades do PDT, em Brasília, em 31/05, Ramos participou com Neves de reunião, com o diretor e a gerente de Articulação Institucional e Fomento do Departamento de Museus e Centros Culturais, José do Nascimento Júnior e Eneida Braga Rocha de Lemos, respectivamente, do qual o primeiro atua como conselheiro. O departamento pertence ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão que avalia e aprova as obras e municípios que serão beneficiados com recursos federais.
“Quero deixar registrado nossos esforços para agilizar a aprovação desta obra de restauração. Este processo tinha sido adiado duas vezes e durante a reunião em Brasília, pedimos prioridade para Americana e que incluíssem o projeto na pauta da reunião seguinte. O projeto entrou e foi aprovado”, se orgulha o vereador.
Ramos avalia esta aprovação como um ganho importantíssimo para a cidade e a população americanense, bem como para a prefeitura, que disponibilizará pouco recursos para a viabilização diante do grande valor do investimento. “É um ganho muito grande, levando em consideração as centenas de processos de solicitação de verbas para obras da mesma natureza, no Brasil inteiro. Na reunião pudemos pedir uma atenção especial para o lindo espaço que Americana tem para preservar nossa história e os convidamos para conhecerem os demais locais que podem ser tombados como patrimônio histórico, como a Estação Ferroviária”, complementou.
Ramos, que está em Brasília, agendou hoje (29/06) uma visita com o diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais, Nascimento, para a última semana de julho ou primeira semana de agosto. A data será confirmada por ele na segunda quinzena do próximo mês, após avaliar o cronograma de atividades do departamento fora de Brasília.