0800- 7719701


Vereador Sacilotto propõe "Programa de Carbono Neutro"



O vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) propôs, em projeto de decreto legislativo protocolado hoje (12), que a Câmara Municipal de Americana crie o “Programa de Carbono Neutro” para compensar total ou parcialmente a emissão do carbono produzidos por seus veículo e equipamentos. Sacilotto explica que uma das formas de fazer esta neutralização é o plantio de árvores.

O vereador propõe que a Câmara adote medidas para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) como a aquisição, locação e utilização apenas de veículos com motores ‘flex fuel’ que utilizem fontes renováveis de combustíveis.

O projeto visa ainda instituir uma comissão especial, com a participação de funcionários da Casa, para implantação e acompanhamento do programa. A comissão deverá providenciar um inventário de emissões de dióxido de carbono pelo Legislativo para apontar projetos para conservar as biomassas nacionais já existentes e emitir pareceres anuais, com auxílio de instituições técnicas, sobre a emissão do gás.

Na exposição de motivos o vereador destaca que “a grande preocupação é se os elevados índices de dióxido de carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, pondo em risco a qualidade de vida ou mesmo a sobrevivência dos seus habitantes”.

O vereador ainda argumenta que é possível plantar duas mil árvores por hectare, que, dependendo da espécie, seqüestraria 20 toneladas de CO2 eq/ano (toneladas equivalentes de CO2) neutralizando 400 toneladas de carbono num período de 20 anos, conforme exigido pelo Protocolo de Kyoto.



Publicado em: 12 de março de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro